Lugar para namorar em Belo Horizonte: Restaurante Japonês

Lugar para namorar em Belo Horizonte

Esses dias me peguei pensando sobre qual seria um bom lugar para namorar em Belo Horizonte. Perguntei a alguns amigos e todos foram quase unânimes em dizer que quando pensam em um lugar para namorar por aqui, a primeira ideia são os restaurantes japoneses. Eu nunca gostei de comida japonesa. Sempre achei meio estranho comer peixe cru, e também não me agradava muito a textura das algas na boca.

No entanto, eu entendo perfeitamente o resultado da pesquisa entre meus amigos. Dizem por ai que quando um rapaz quer conquistar uma mocinha, invariavelmente depois do cinema ele a leva a um japonês. Escuto isso direto entre as minhas amigas. Meu marido mesmo, se não tivesse ficado sabendo que eu não comia japonês, talvez tivesse me levado em um quando começamos a namorar.

Restaurantes japoneses: bons lugares para namorar

Fico aqui pensando: Talvez até haja um fundo de verdade nisso. Vejam o caso da minha irmã, por exemplo. Ela também não gostava de comida japonesa, mas acompanhando um namorado ela passou a frequentar restaurantes orientais. Certamente o namorado dela acredita que restaurantes assim sejam um bom lugar para namorar em Belo Horizonte.

Minha irmã aprendeu a comer de hashi. Hoje já gosta da textura do salmão cru. E mais do que isso: essa é a única maneira que come o peixe. É que para ela, depois de assado ou grelhado, ele fica com um sabor muito forte. Isso é fantástico e ao mesmo tempo um mistério. Como foi que uma pessoa que passou a vida inteira não gostando de comida japonesa, se deixou seduzir assim?

Como fui introduzida a esse mundo

Diante dos mistérios da paixão que rondam tais emblemáticos lugares de conquistas, decidi que eu deveria experimentar algo do tipo. Afinal de contas eu precisava entender qual é o elixir do amor que paira sobre esses lugares. A decisão não foi tão rápida assim. Comecei aos poucos provando sushis de “mentira”. Embora eles fossem feitos com peixe cru, vinham cobertos de queijo cheddar e outras coisas. Deste modo, o sabor do peixe ficava disfarçado. Comecei comendo sushis em restaurantes a quilo de boa qualidade.

No entanto, acabei me rendendo verdadeiramente à comida japonesa em um restaurante magnífico que meu marido e eu fomos em Miami esse ano. Segundo meu parceiro, aquele foi o melhor sushi de atum que ele já comeu na vida. Isso porque o peixe era realmente fresco. Foi ali que eu acabei comendo um ebi sushi e um sushi Califórnia.

Ironicamente adorei. A textura do camarão não me foi assim tão repugnante. Fora isso, obviamente, a cozinha crua não era a única por ali. Portanto, eu pude também comer uma série de pratos quentes que ajudaram a completar a refeição.

Pois bem. Depois dessa experiência razoavelmente bem sucedida em Miami, cheguei a Belo Horizonte com a mente mais aberta para experimentar os novos sabores que a culinária oriental teria a me ofertar.

Restaurante Hokkaido: um bom lugar para namorar em Belo Horizonte

Foi assim que oito anos depois do inicio de nosso relacionamento, meu marido finalmente me levou pela primeira vez a um restaurante Japonês aqui em BH. Ele queria que eu tivesse uma boa lembrança do momento. Sendo assim, ele me levou ao Hokkaido, um dos melhores de BH. Quando coloquei meus pés ali comecei a entender o motivo que leva tantas pessoas a acharem que restaurantes de comida japonesa são um bom lugar para namorar em Belo Horizonte (e não só).

Foto de divulgação restaurante Hokkaido – Sem dúvida alguma um excelente lugar para namorar em Belo Horizonte.

Como boa observadora que sou, olhei vivamente para todos os lados do lugar. Ele estava cheio de casais. O Hokkaido fica no Ponteio Lar Shopping, aqui em Belo Horizonte. Meu marido e eu decidimos que nos sentaríamos na parte de cima do restaurante. Dalí teríamos uma vista panorâmica do lugar.

O Saquê

Olhando para baixo, não pude deixar de notar que em praticamente todas as mesas de casais o pessoal estava tomando Saquê. Na hora ri com meu marido. Eu disse a ele que provavelmente esse era um dos motivos de os rapazes gostarem de levar as mocinhas a restaurantes japoneses! É que o saquê é um fermentado super alcoólico à base de arroz. Imaginem o resultado disso em pessoas pouco acostumadas com bebidas assim tão fortes?

Lugar para namorar em Belo Horizonte

Brincadeiras à parte, eu acho que entendi o que tem de especial nos japoneses. O clima do lugar e a própria comida! O lugar é aconchegante, luz baixa, som ambiente. A decoração é feita para nos dar a sensação de intimidade. E as comidas? O que dizer delas? Os sushis são peças lindas. E mesmo os pratos quentes são feitos com grande precisão nos padrões estéticos. A comida seduz pela visão e depois pelos sabores.

Exotismo

Existe um clima bastante exótico ligado à cultura japonesa e aos seus restaurantes. O fato de você muitas vezes ter que tirar os sapatos para entrar neles, o sentar-se no chão para comer, a música típica baixinha, a comida em si: tudo isso contribui para a criação de uma fantasia romântica que aparentemente é muito bem sucedida aqui no ocidente.

Além disso, a submissão feminina que paira sobre a cultura japonesa talvez seja uma válvula propulsora para que os homens considerem tais restaurantes como lugares românticos. A imagem da mulher delicada, que fala baixo, anda silenciosamente, habita bastante o imaginário ocidental.

Por outro lado, a figura do homem seguro, protetor e guia, de certa forma também faz parte do imaginário feminino ocidental. Tudo isso junto e misturado fabrica culturalmente para nós aquilo que talvez seja um dos lugares românticos mais rentáveis do ramo da gastronomia. Ao menos se considerarmos a quantidade de restaurantes japoneses que temos em BH hoje por metro quadrado. Indubitavelmente eles são considerados bons lugares para namorar em Belo Horizonte, porque percebo que há um grande investimento publicitário da parte deles para o público de casais.

Quase seduzida

Bom, no frigir dos ovos devo dizer que abri meu coração para essa gastronomia, mas ainda não me apaixonei perdidamente por ela. O salmão cru ainda não me agrada muito. No entanto, de vez em quando meu marido me faz experimentar coisas novas, chegando aqui em casa com bandejinhas cheias de delícias orientais para comermos com hashis. Já fiquei fã dos sushis de camarão e de suas versões mais “ocidentais”. Aprendi a comer de hashi, gosto de saquê e  da raiz forte. É, talvez eu já esteja mesmo me deixando seduzir, me deixando guiar por uma figura masculina segura e cheia de coisas novas para me mostrar. Contudo, ainda não me rendi.

E é assim mesmo que as coisas funcionam: sempre chega um momento em que a gente se rende ao novo, ao inusitado. Não tenho do que reclamar, não mesmo! Eu tenho adorado as novas experiências, e o melhor de tudo: hoje já posso eleger novos lugares românticos para a minha vida pois os restaurantes japoneses agora fazem parte do repertório. E para vocês? Os restaurantes japoneses são mesmo um bom lugar para namorar em Belo Horizonte? Me digam aqui!

Serviço:

Restaurante Hokkaido – Praça de alimentação Ponteio Lar Shopping

Funcionamento: diariamente das 11h às 23h

Endereço: BR-356, 2500 – Loja R03 – Santa Lucia, Belo Horizonte – MG, 30320-901

Contato para reservas: 31 – 3286 4020

Até a próxima!

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

4 comments on “Lugar para namorar em Belo Horizonte: Restaurante Japonês

1. Minha estória é meio parecida com a sua… A não ser pela parte onde eu prefiro a música alta. Tem o Lord Pub, aí em BH, onde tem música dos anos 80, no domingo, e um sushi bar no piso superior, como os nomes de cada prato sendo os mesmo nomes das bandas que tocam lá. É um lugar bacana de se levar os amigos.
    NO domingo tem Chevett Ratch.
    bjOO

2. Seus textos são ótimos, parabéns.

Eu tambem fui fisgada pela comida japonesa, 5 anos atrás, por um novo amor 🙂

Hoje, mesmo não estando juntos mais, eu continuo comendo. ADOROOOOOOOOO. Mas o saquê não gosto mesmo

Beijao

Maysa

3. Adorei o texto..
    Se eu parar para refletir, acho que você tem razão. O clima de um restaurante japonês é muito agradável, romântico, mas nada apelativo.
    Adorei a brincadeira do saquê, eles de fato tentam nos embebedar.. hahhaah
    Bjaooo querida

4. Querida, tenho o parceiro romântico, seguro e que adora experimentar coisas novas, e que curiosamente já me levou em um restaurante japonês, rs.
    Mas… confesso a vc que adoro tudo que vc disse, o clima, a música baixinha, mas… ficamos por aí mesmo.
    Peixe cru, ainda naõ é minha praia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *