Um pedacinho porteño em Belo Horizonte

Quando estive na Argentina uma das coisas mais gostosas que comi foram as carnes, as “media lunas con manteca” e as empanadas: quitutes típicos das terras porteñas feitos a partir de uma massa simples com recheios deliciosos. Muito parecido com pasteis assados, mas ao mesmo tempo diferentes por causa da textura da massa.
Pois bem, tais quitutes podiam ser comidos por lá em qualquer lugar deliciosamente decorado à meia luz ao som de tango. Confesso que senti falta quando voltei pra Belo Horizonte, porque o aconchego de tais lugares, mais a boa companhia e os irrepreensíveis vinhos que bebemos por lá, eram a combinação perfeita para o início de uma noite romântica.
No entanto essa saudade não durou muito tempo! Aqui em Belo Horizonte desde o final de 2005 podemos contar com um ambiente deliciosamente porteño chamado Pizza Sur. Conheci a casa em 2006 na unidade Liberdade, na Rua da Bahia, que foi inaugurada nesse mesmo ano. Lá a decoração é retrô, bem anos 1950 e 1960. O ambiente é aconchegante e remete o tempo todo à Argentina, com fotos e cartazes de personalidades como Gardel e Maradona. O gostoso da unidade Liberdade é que boa parte das mesas ficam para o lado de fora do restaurante, em uma espécie de varandinha que nos deixa ver tudo o movimento próximo à Praça da Liberdade. É interessante também essa localização porque como bem sabemos, a Rua da Bahia é conhecida aqui em Belo Horizonte como o local de boemia e isso combina muito com o clima de tango, que é a trilha sonora que nos acompanha enquanto estamos ali sentados bebendo vinho e comendo delícias.
Semana passada, conversando com Cesar, decidi que tínhamos que ir ao Pizza Sur do bairro Cruzeiro, na rua Vitório Marçola. Confesso: foi amor à primeira vista. Eu já conhecia as pizzas e as empanadas deliciosas. Mas o clima de lá é muito romântico e fez com que eu me sentisse muito mais em Buenos Aires do que na unidade Liberdade. Isso não é um demérito para a Rua da Bahia, pelo contrário! Isso faz com que tenhamos dois lugares românticos com o mesmo nome e climas levemente diferentes.
A casa é ampla. Nenhuma cadeira é igual. As velas sob as mesas em garrafas de vinho são iguais nas duas unidades. No entanto, na parte de dentro, os clientes contam com mesas iguais as que temos em casa, que comportam até oito pessoas. Na varanda do lado de fora as mesinhas são disputadas. Talvez porque ali seja um dos lugares mais aconchegantes da unidade. Nos fundos, onde seria o quintal, temos várias mesas ao ar livre, junto de plantas criando assim um ambiente caseiro que nos abraça enquanto estamos ali. Os cartazes de Gardel e outros nomes do tango estão presentes, assim como a música que nos acompanha durante o jantar.
As pizzas são as mesmas nas duas unidades, mas dou uma ênfase especial para a Martina, minha favorita, feita com trutas e amêndoas. Entre as empanadas minha favorita é sem dúvida alguma a Criola, feita com carne desfiada, azeitonas, ovos e cebola. Dentre os vinhos, indico o argentino Lagarde Merlot reserva 2007: preço justo e qualidade indiscutível. De sobremesa temos o crepe de dulce de leche acompanhado de sorvete, ou ainda as pizzas e as empanadas doces.
Bom, está feita assim a indicação. O Pizza Sur é um lugar que não sai muito caro e que é delicioso para bebericar um bom vinho, comer empanadas, pizzas gourmets e namorar. Experimentem, e depois me digam o que acharam!
Até a próxima!!

Pizza Sur http://www.pizzasur.com.br/
Unidade Cruzeiro: Rua Vit. Marçola 146
Tel: (031) 3285.4203
A partir das 18 hs
Unidade Liberdade: Rua da Bahía 1764
Tel: (031) 3222.8077
A partir das 11 hs
Belo Horizonte, Brasil.

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

7 comments on “Um pedacinho porteño em Belo Horizonte

  1. Oi, Nicole. Eu sempre gosto de ler seus posts, mas só hoje, pela primeira vez, me deu vontade de tambem participar. Claro que foi por causa do assunto do Pizza Sur, que também adoro e sempre passo por lá prá levar umas empanadas pro fim de semana. Mas é que tudo me fez lembrar a Alessa, não sei se vc já conheceu. Fica alí em Lourdes, na São Paulo (não me lembro em que esquina, acho que Tomas Gonzaga) e lá, apesar de ser italiana, Gelato & Caffè, tem também umas coisas argentinas, como alfajores e o doce de leite "daquele" jeitinho. O lugar durante a semana também é super romantico, com umas luminárias mágicas. No fim de semana fica muito cheio. O atendente me sugeriu acompanhar com champagne uma sobremesa maravilhosa de calda quente de frutas vermelhas com sorvete de castanhas de caju, e a noite fechou perfeita. Tenho que dividir isto com todo mundo que puder, por que em BH é tão dificil encontrar coisas diferentes e bem cuidadas assim. Vai lá e me conta sua opinião, que é sempre legal ouvir. Bjs de uma fã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *