Ouro Preto: Uma Cidade de Amores Parada no Tempo

Ouro Preto

As suas ladeiras estão repletas de histórias, revoltas e sofrimentos. Porém, há também muitos amores. Ouro Preto é uma mistura de sentimentos que fizeram parte não só de importantes eventos históricos para o nosso país, como também de amores possíveis e impossíveis que circularam pelas suas ladeiras escorregadias.

Amo visitar Ouro Preto. Para mim o clima de lá parece parado no tempo. A neblina que cobre a cidade faz com que sejamos convidados ao aconchego de um bom vinho e uma boa comida nos tantos restaurantes e pousadas da cidade.

Restaurante O Passo Pizza e Jazz em Ouro Preto

Andar de mãos dadas naquelas ladeiras íngremes é um jeito perfeito de namorar. Andamos mais devagar para não nos cansarmos. Assim, temos tempo para observarmos a paisagem e curtirmos mais a companhia.

Poesia

A poesia é algo que sempre me vem em mente quando estou na cidade. Acho que sou condicionada pelo fato de os inconfidentes terem sido também importantes expoentes da poesia parnasiana brasileira. E eu amo poesia, né, gente!

Tomás Antônio Gonzaga, de todos eles, é meu preferido. O cancioneiro Marília de Dirceu concretiza nas palavras um amor que na verdade foi impossível por conta de diferenças sociais e da inconfidência mineira.

Tenho sempre em mente que a poesia de Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Bárbara Heliodora e tantos outros que por ali passaram, é o ingrediente que ameniza todo o sofrimento escravocrata gerado pela corrida do ouro que a cidade abrigou na época em que era ainda conhecida como Vila Rica, a capital de Minas Gerais.

Hospedagem em Ouro Preto: Pousada Sinhá Olímpia

Sempre que vamos a Ouro Preto, meu marido e eu ficamos em uma pousada chamada Sinhá Olímpia, na entrada da cidade. Conhecemos lá quando fomos passar uns dias de férias no início de 2006. A pousada é pequena, mas de extremo bom-gosto e conforto.

Pousada Sinhá Olimpia – Foto de divulgação

Para mim é a mistura perfeita entre o velho e o novo, pois contamos com todas as benesses de um local construído atualmente, com uma decoração colonial, cheia de móveis antigos que nos remetem ao passado. Na diária estão inclusos café da manhã e chá da tarde, recheados de delícias típicas mineiras.

Pousada Sinhá Olimpia – Foto de divulgação

Primeira experiência

Da primeira vez que ficamos lá, curtimos mais a cidade. Passeamos bastante pelos museus, igrejas, feirinhas e lojinhas. No entanto, da última vez que estivemos em Ouro Preto, em junho deste ano, estávamos correndo. Meu marido se apresentaria em um congresso, portanto nosso tempo estava contado.

Sinhá Olimpia – foto de divulgação

 

Por um lado foi ruim, porque passear pelas ruas de Ouro Preto é sempre um excelente programa para se fazer a dois, ainda mais no friozinho do início de junho… No entanto, por outro lado, num frio daqueles, ficar na Sinhá Olímpia na companhia de um bom cobertor de orelha, um excelente vinho e um irrepreensível serviço de quarto era igualmente tentador.

Quarto na Sinhá Olímpia – Foto de divulgação

Sendo assim, ligamos para o serviço de quarto, pedimos petiscos e duas taças emprestadas, pois o vinho nós tínhamos. Comemoramos o sucesso do meu marido no congresso, o nosso aniversário de casamento que estava por chegar, e, de quebra, nos protegemos do frio cortante que estava do lado de fora.

O romantismo de Ouro Preto

O barroco nos remete ao excesso, ao rebuscado. A religiosidade paira no ar da cidade assim como a busca pela perfeição nos versos parnasianos. Das igrejas mais altas da cidade enxergamos a vastidão das montanhas que cercam a antiga Vila Rica.

O cheiro de coisa antiga, as lembranças impregnadas nos muros das construções, as escorregadias ladeiras de pedra sabão, o soar dos sinos das igrejas… Tudo nos remete a um passado poético, cheio de revoltas e amores, e é ai que vive o romantismo da cidade.

A lembrança histórica somada às estórias verdadeiras, poetizadas ou lendárias que circulam pela cidade, fazem de lá um dos melhores destinos para casais apaixonados. Não deixem de visitar essa cidade de amores que parou no tempo para nos inspirar!

Serviço:

Pousada Sinhá Olímpia

Rua Dom Helvécio 180 – Cabeças CEP 35400-000 | Ouro Preto – Minas Gerais – Brasil

Tel.: (0xx31) 3551.6369

Site: www.sinhaolimpia.com.br

E-mail: pousada@sinhaolimpia.com.br

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

18 comments on “Ouro Preto: Uma Cidade de Amores Parada no Tempo

  1. Fiz uma pesquisa no google sobre lugares romanticos em BH, pra passar o aniversário de casamento, e me deparei com seu blog! Adorei! Só que agora to no dilema: uma noite em Ouro Preto (SinháOlimpia) ou uma visita ao Sapore dítalia! Afff…
    Também adoro escrever! Depois me faz uma visitinha…bjinho!

  2. OI Nicoleeee… seu blog ta memso lindo… queria o meu assim.. mas ta indo.. devargar e sempre.. passe por la qd der tb…

    ww.kellydemetrius.blogspot.com

    bjão…Kelly

  3. Obrigado pelo comentário!

    Já fui em MG, até porque não é tão longe daqui, mas fui apenas em BH e Uberlândia, quero visitar Ouro Preto em breve, lembra muito duas cidades daqui, Pirenópolis e Goiás Velho.

    Abraços.

  4. nunca fui para ouro preto, mas já ouvi muitas pessoas falarem super bem da cidade, acredito que quando tiver oportunidade irei, sem falta…
    e sua narrativa em relação às igrejas e aos locais mais antigos, me deixaram com mais vontade de conhecer a cidade!

  5. Nicole, acabei de chegar de MG, depois de 1 ano morando no interior… Vi cada coisa! Mas não fui a Ouro Preto, ainda. Voltei a morar no PR, mas a familia do maridão continua em BH.
    Gostei do seu blog tb. Vou acompanhar!
    bjOO

  6. Retrbuíndo visita!

    Obrigada por ter comentado em meu blog, gostei demais do seu cantinho ",

    Achei seus textos super expetacular, esta de parabens… E Sem falar nas dicas 100sacionais de lugares pra se curtir a dois…

  7. Muito interesantes suas dicas, é bom pois quando for viajar já tenho onde procurar boas opções, planejoi em fazer uma viagem no final do ano, vou escolher uma de suas dicas encher a mochila e ir embora.

  8. Eu conheço várias cidades lindas que se for para passear a dois vale a pena…
    Esses lugares são relamnet encantadores e dá up no relacionamento.
    Seu blog é ótimo para quem vai casar e quer lugares perto para passar a lua de mel.
    Sucesso.
    BjOs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *