Lugar Romântico em BH: O Café Três Corações na Savassi

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

Novas paixões, velhos conhecidos! Essa já é a terceira vez que escrevo sobre esse lugar romântico em BH aqui no blog. Os lugares vão mudando de nuances à medida que o tempo passa. Ou será que somos nós que mudamos e passamos a ver tudo diferente? Esse é um lugar romântico em BH que me traz muitas lembranças boas. Quem acompanha o blog desde o início já deve ter passado pelo primeiro post que escrevi sobre ele. Foi quando falei saudosista do lugar onde eu havia conhecido meu ex-marido. Ele tinha sido transferido para outra loja por conta da chegada de uma operadora de telefonia à Praça Savassi. Nesse post eu dizia que não tinha coração para ir ao novo endereço. Para mim, naquele momento, aquela mudança havia tirado encanto do local. Então, dois meses depois, escrevi outro post sobre o lugar. Descrevi ali o dia que criei coragem para revisitá-lo, acompanhada por uma amiga. Pois é, quantas histórias eu tenho nesse Café Três Corações!

A Savassi e o tempo

De 2009 pra cá são sete anos. De lá pra cá a Savassi passou por mutações imensas. As reformas para a Copa do Mundo acabaram gerando um êxodo de lojistas da região. Com o acesso bloqueado às principais vias do bairro durante as obras, as lojas ficaram vazias. Terminada a reforma, a associação dos moradores da Savassi informou que houve um aumento de 33% no movimento local. A Copa do Mundo ajudou muitos a se manterem de pé mais um tempo. A Praça foi vedete e vivia lotada de pessoas. O fluxo de turistas garantiu a permanência de muitos de bares, restaurantes e casas noturnas por ali.

Por Andrevruas

Entretanto, depois da Copa do Mundo a Savassi não foi mais a mesma. Mesmo o movimento tendo aumentado, ela não se segurou por completo. Fomos vendo aos poucos lugares icônicos como as livrarias Status e Travessa mudarem de endereço. A especulação imobiliária na Savassi atingiu níveis estratosféricos. Com isso, muitos lugares não deram conta dos reajustes nas locações. Se para muitos a crise fez com que os preços das locações caíssem, ali parecem estar seguindo a lógica contrária.

Vivendo novas paixões visitando velhos conhecidos

Proprietários de lojas na Savassi acreditam que os empresários continuarão fieis aos pontos, não obstante o aumento excessivo das locações. Ledo engano. O ponto acaba se adaptando às novas realidades e necessidades. Isso quando o estabelecimento continua funcionando. O que tenho visto acontecer aqui em Belo Horizonte ultimamente é o fechamento definitivo de muitos lugares. Dentre eles, vários Lugares Românticos que já figuraram por aqui. Acreditem, são muitos!

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

Mas o Café Três Corações, meu lugar romântico em BH por excelência, continua lá, apesar de todas as mudanças que precisou fazer para se adequar às novas realidades. O ponto ainda é charmoso, mas relativamente diferente de antes. Vocês agora estão se perguntando: mas por que a Nicole está trazendo o Café para o blog mais uma vez? E a resposta é simples: sempre que um lugar me desperta algo diferente, mesmo eu já tendo ido a ele milhões de vezes, ele vai ser merecedor de um post aqui.

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

Depois de 2010, voltar lá era uma coisa simples de acontecer. Quem ama café como eu sempre que está de bobeira pela Savassi acaba parando em algum lugar para tomar um cafezinho. Mas para virar post novamente o Café Três Corações precisava ser visitado em uma situação menos trivial. Para isso só faltava mesmo companhia. E eis que agora, em 2016, essa boa companhia surgiu.

Meu Lugar Romântico em BH versão 2016

O pão de queijo recheado com tomate seco e alface era o mesmo que eu me lembrava. O cappuccino shake com chantilly também. Mas desta vez não pedi um duplo. Aos vinte anos somos todas ninfetas de cintura fina, aos trinta, se a gente não cuida a vaca vai pro brejo!

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

Estacionamos o carro na rua Paraíba e logo reparei no entorno: estava um pouco diferente. A Antônio de Albuquerque naquele quarteirão fechado estava um charme só, cheia de mesinhas espalhadas pela rua. Achei gostoso aquele clima. Tinham bares novos, mas também alguns antigos sobreviventes. A Baiana do Acarajé continuava ali! Tive lembranças boas. Fomos seguindo adiante, eu estava com a minha câmera fotográfica nas mãos. Finalmente chegamos ao café. As mesinhas na Praça estavam iguaizinhas àquelas das quais eu me lembrava. Senti no coração uma pitada de reconhecimento: apesar dos pesares meu lugar romântico em BH por excelência ainda guardava em si traços que me remetiam ao passado.

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

Um novo início

Resolvemos sentar na parte de dentro. Apesar de a noite não estar fria, tinha uma brisa lá fora que me deixaria um pouco desconfortável. Lá, o visual era diferente daquele que eu me lembrava. Depois de me acostumar com a mudança, abri meu coração. Ali definitivamente continuaria a ser meu lugar romântico em BH. Não importava o quanto ele havia sido importante no passado. Aquele lugar ainda reservava para mim novas lembranças.

A decoração que remetia aos cafés europeus sobre a qual falei no primeiro post não estava mais lá. Cedeu espaço para uma proposta moderna, pequena, aconchegante, com riqueza na iluminação. O Café Três Corações era um novo lugar.

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

 

No mezanino mais mesinhas e uma mesa comprida estilo balcão de bar com bancos altos de madeira com vista para a Praça da Savassi.

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

 Reapaixonando

Fui circulando pelo local e me apaixonando por tudo. O Café manteve o melhor do antigo e inovou. Sim, eu lembrava ainda do cappuccino shake duplo com chantilly, matei as saudades do pão de queijo, encontrei os sanduíches deliciosos no cardápio. Mas vi também novidades: o Café abre para o almoço e traz pratos executivos a preços bem competitivos durante a semana.

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

A noite acabou sendo maravilhosa: cheia de pequenas surpresas e regada a café. Foi uma sensação gostosa reviver o Café Três Corações sob o prisma romântico. As lembranças antigas vieram com certo saudosismo, mas não com tristeza. Elas voltaram para onde precisam estar e cederam espaço para as novas experiências que a vida ainda tem a me oferecer. A vida pode ser instável, as mudanças ocorrem, mas naquela noite de sábado fiquei feliz ao constatar que alguns sabores, mesmo que as configurações sejam outras, continuam exatamente os mesmos. Está tudo velho, mas ao mesmo tempo novo. O amor nunca morre, somente muda de lugar. A bem-querência do passado pode conviver bem com as novas paixões do presente.

Lugar Romântico em BH - Nicole Delucca Linhares

E o café? Bem, o café continua sendo aquilo que o político Francês, Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord dizia: “O café deve ser negro como o diabo, quente como o inferno e doce como o amor”, palavras que o Café Três Corações conhece bem e estampou em uma de suas paredes para que nenhuma alma que ali entre se esqueça delas.

Com muito amor!

Até a Próxima

Serviço:

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque 489 Savassi – BH – MG
Telefone: 31 3245-1189 / 31 3284-6230
Funcionamento: Segunda a Sábado das 08h às 24h – Feriados das 16h às 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *