Receitinha: Bruschetta Caprese

O Lugares Românticos acredita veementemente que o lugar mais romântico do mundo é a casa da gente quando estamos na companhia certa. Mas e ai? Quando o lugar romântico é a nossa casa, a gente fica querendo fazer com que o clima do encontro seja especial, cheiinho de aconchegos, não é verdade? Então surge aquele dilema: será que vai dar muito trabalho fazer aquela preparação cinematográfica antes da cara-metade chegar? Qual receitinha devo preparar?

Pois é, gente, jantar romântico tem que ser lindo, gostoso e fácil, né? Porque aquela história de moça/moço do lar, que se mata para fazer aquele jantar homérico não está com nada! Imagine: seu amor chega todo animado e você lá, cansada ou cansado de tanto que ficou em pé na cozinha com os preparativos! O Lugares Românticos desaconselha terminantemente esta situação. Cansaço em noite romântica tem que ser fruto de muito vinho, muita risada, muito aconchego… qualquer coisa além disso é bobagem!

A ideia é parecer que deu trabalho, ficar lindo de morrer, mas te tomar somente uma ou duas horinhas para preparar. Em sendo assim, vamos à dica de hoje?

Definindo o Menu à la Lugares Românticos

Eu estava no Mercado Central outro dia, justamente pensando no que eu faria para receber uma pessoa especial lá em casa. Ai mil ideias sempre passam pela minha cabeça, né! Foi quando passei ao lado daquela padaria linda que abriu recentemente, que fica ao lado do elevador 2, a Du Pain. Eu já havia comprado umas coisas gostosas ali antes e quando olhei para ela tive a certeza de que eu encontraria o caminho para o jantarzinho especial que eu iria preparar aquele dia. Olhei vários pães diferentes, mas na hora que bati o olho naquele pão de pesto enxerguei a entrada para o jantar daquela noite.

Pessoal, vocês não tem ideia da delícia que é esse pão. Ele custa R$14,00. Por dentro, a gente sente o manjericão tanto na cor, quanto no cheiro e no gosto. No meio da massa nozes inteiras para deixar aquela experiência sensorial ainda mais mágica (adoro a sensação de crocância!). Pedi para a atendente embrulhar! Saindo de lá, passei na loja de queijos de praxe e comprei bolinhas de mussarela de búfala frescas. Os tomatinhos orgânicos e o manjericão estavam por conta da horta lá de casa. Um azeite de oliva de boa qualidade, um dentinho de alho, flor de sal e pimenta do reino moída na hora finalizariam a receitinha que iria cair muito bem com o vinho branco geladinho que meu bem estava levando lá pra casa.

A receitinha

Então, pessoal. Estou inaugurando hoje essa seção e logo, logo vocês entenderão que Lugares Românticos também é cultura. Chamei essa bruschetta de Caprese por causa da releitura da salada típica da ilha de Capri. Essa é uma saladinha patriota que leva tomates, mussarela de búfala e manjericão, seguindo assim as cores da bandeira italiana. No geral, ela é temperada com azeite de oliva e bem pouquinho sal. Não raro os italianos fazem essa combinação dentro de pães, os chamados paninni. Mas vamos parar de conversa, né?! Outra hora coloco aqui no Lugares Românticos o passo-a-passo da Insalata Caprese e conto pra vocês a história dela! Vamos ao que interessa! Segue abaixo a receitinha da bruschetta:

Ingredientes:

  • 2 tomates italianos médios ou 3 pequenos picadinhos. Se forem fazer feito eu, que usei tomatinhos cereja orgânicos da horta de casa, sigam o bom senso do olhar de vocês. Eu usei 6 deles porque os meus são mais rechonchudos.
  • 1 pote de mussarela de búfala fresca (aquela em bolinhas. Mas fiquem cientes de que não vai gastar tudo, bom que sobra para a próxima!)
  • 1 pão de pesto* da Du Pain
  • 1 dentinho de alho médio
  • Manjericão suficiente para guarnecer as bruschettas. Você pode comprar um molho. (Se o fizer, experimente coloca-lo em um copo de água. Se sua mão for boa, ele vai dar raiz, ai você vai poder transplantar na terra. Eu já fiz e deu certo). Caso você tenha ele plantadinho em casa, vá tirando as folhas à medida que for usando
  • Azeite de oliva extra virgem de boa qualidade
  • Flor de sal para moer na hora de servir (uma hora escrevo pra vocês aqui sobre ela, mas só para não ficar no ar a pergunta: por que não usar sal comum? Vamos lá: a flor de sal é o sal mais puro encontrado e o ideal é que nunca seja usada em pratos na hora que vão ao fogo. Ela serve para realçar sabores nas finalizações dos preparos!)
  • Pimenta do reino preta moída na hora.

Atenção!

*Eu fiz essa receita com o pão de pesto da Du Pain, mas se vocês não tiverem acesso a um pão como esse, a receita não é inviável. Você pode simplesmente usar uma baguete francesa, comum, ou uma panhoca italiana. Caso o sabor do manjericão seja muito forte para você, use um pãozinho mais neutro, na própria Du Pain você vai encontrar várias opções muito saborosas. E sei que também que quem mora fora de BH certamente vai ter uma boa padaria de referência com pães muito especiais para transformarem essa receitinha simples em manjar dos deuses!

Preparo:

receitinha-bruschetta-caprese

Resultado final: servido com vinho branco geladinho e azeite extravirgem à vontade!

  1. Corte o pão em fatias e as disponha em uma assadeira. Não precisa untar, principalmente se ela for de material antiaderente.
  2. Descasque o alho e parta-o no meio. Esfregue o alho em cada uma das fatias de pão e depois pique-o finamente. Reserve.
  3. Corte as bolinhas da mussarela em fatias e as distribua por cima do pão. Regue com azeite.
  4. Coloque no forno pré-aquecido 180 graus por 10 minutos no máximo. É somente para a mussarela derreter. Fique de olho no seu forno porque não queremos torradinhas!
  5. Pique os tomates
  6. Pique parte dos manjericões, o que restar vai ser decoração
  7. Misture o alho, os tomates e o manjericão picados
  8. Retire as bruschettas do forno e coloque sobre elas o tomate picadinho.
  9. Moa a flor de sal e a pimenta do reino por cima.
  10. Regue com azeite de oliva extra virgem e disponha em um prato de servir. Mate a sede com vinho branco bem geladinho!

Gostaram da receitinha? O Lugares Românticos deseja a vocês uma ótima noite, muito amor, ótimos vinhos e… bem…até a próxima!

About lugaresromanticos

Um blog que traz inspirações românticas para o seu cotidiano. Um convite a transformar a rotina de casais em momentos memoráveis. A rotina pode matar o amor, mas um olhar romântico para a vida, mesmo que seja de vez em quando, abre novos horizontes de felicidade e reforça laços verdadeiros.

2 comments on “Receitinha: Bruschetta Caprese

    • Ah pessoal! Que luxo vocês por aqui! Sejam bem vindos!! Com certeza voltarei sim! Tenho ainda muitas outras receitinhas que colocarei aqui usando os pães de vocês! :-* <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *