Pausa Para o Chá das Cinco em BH: Chá Comigo!

lugares românticos: bancada da chá comigo

E cá estamos nós: eu e o “Lugares Românticos”, com outra dica para elevar os níveis de fofura do blog! Uma das coisas que eu, Nicole, mais amo fazer é descobrir cantinhos que fogem do padrão. Sabe? Desses lugares únicos, que já fazem ou poderão fazer parte da história de alguém? Lugares que carregam em si muita personalidade e amor? Pois é! Por isso a indicação do “Lugares Românticos” de hoje é uma casinha linda, que faz a gente suspirar só de passar na porta!

Um refúgio de aconchego

 

lugares românticos: Porta de entrada da Chá Comigo

A entrada da casinha…

Fechem os olhos e imaginem: uma casa antiga, com ar de afastada, no coração do bairro Santo Antônio. Uma decoração vintage com tijolinhos rústicos à mostra. Blends de chás à granel de excelente qualidade, quentinhos ou gelados. Cafezinhos, drinks e outras bebericagens. Respirem fundo e sintam o cheirinho: quitutes, belisquetes, tortas doces, saladas e sanduíches servidos naquelas porcelanas lindas, dos tempos da vovó!

Lugares Românticos: Bolo de cenoura com cobertura de chocolate e chá cítrico Magic Punch

Bolinho de cenoura com cobertura de chocolate, e chazinho “Magic Punch”: Capim limão, limão verbena, flores de limoeiro, óleo de limão, cascas cítricas e pétalas de calêndula e de girassóis.

Pensem então em um lugar acolhedor, onde se pode tanto ouvir boa música, quanto ler. Adicionem ainda um clima gostoso para bater papo. Juntem a isso um atendimento fofo e carinhoso. Por fim, água e wi-fi liberados para você não ter pressa de ir embora…

Conseguiram idealizar tudo isso? Então anotem ai o endereço dessa casinha: Rua Leopoldina nº 634, bairro Santo Antônio, entre as ruas Cristina e São Romão. O nome dela? Chá Comigo! Como eles mesmos se definem: “Um refúgio no meio da cidade. Chás, cafés, comidinhas e bons drinks, por que não? Espaço cultural, WiFi, livros, vinil e amigos”. Posso adicionar ai uma pitadinha de amor?

Entrando no hall do Lugares Românticos do meu coração

 

lugares românticos: Cartões de visita Chá Comigo e Caminho do Chá

Fiquei sabendo da casa há mais ou menos um ano conversando com a Dani Lieuthier da Caminho do Chá, em Curitiba (lembram do post aqui no “Lugares Românticos”?). Olhem que coisa: foi conhecendo uma casa de chá em Curitiba que fui saber que Belo Horizonte estava ganhando esse cantinho especial! Mas ai, o ficar sabendo não foi automaticamente um ir lá conhecer. Meu tempo é muito tomado pelo meu trabalho no setor imobiliário. O tempinho que resta para eu curtir o Lugares Românticos e conhecer cantinhos assim é bem menor do que eu gostaria.

Fui pela primeira vez à Chá Comigo numa tarde de segunda-feira. Foi amor a primeira vista: A decoração de lá é colorida e cheia de detalhes pequenininhos. Na entrada, uma prateleira cheia de fofices e pouco adiante outra, cheia de delícias artesanais: tudo à venda. Logo depois vemos a estante de livros e os vinis. Viramos a cabeça e lá esta ela: uma vitrola azul lindíssima! Nas mesas, vasinhos de flores. Além de tudo, um pessoal extremamente simpático e hospitaleiro para nos receber. Quando vi tudo isso pensei: É, não tem jeito, já fazia parte do hall dos Lugares Românticos que Já Fui muito antes de eu pisar aqui!

lugares românticos: Prateleira com produtos decorativos a venda

Fofuras para comprar

Conhecendo os detalhes

 

lugares românticos: explicações sobre o funcionamento da casa

Como a casinha funciona

Ao entrar, um rapaz me encaminhou para uma mesinha, perto das samambaias, e me disse para ficar à vontade. Ele me entregou o cardápio e uma prancheta com as explicações sobre a casa. Lá não tem garçom! A gente faz os pedidos diretamente no balcão e eles são anotados em uma comanda com o nosso nome e o número da mesa.

O pessoal leva os nossos pedidos na mesa, mas a gente pode levar de volta para o balcão os pratinhos e xícaras usados. É aquela coisa: estamos em casa, né? Mas se a leitura se delongar demais ou o papo estiver muito bom, o pessoal passa lá e deixa tudo limpinho.

Por lá, a gente se levanta, confere o acervo de vinil, escolhe um bacana para tocar. Quem preferir, pode escolher na estante um livro ou revista. Podemos ainda curtir as peças legais que estão expostas nas paredes, ligar o laptop ou tablet para simplesmente navegar na internet ou trabalhar. E quando achamos que as fofuras acabaram, ao pagar a conta somos convidados a tirar da lâmpada do gênio a sorte do dia. Ah, e ainda tem mais uma fofice digna dos Lugares Românticos que eu já fui: antes de pagar a conta, não se esqueçam de deixar um café pago para um desconhecido!

lugares românticos: bilhetinho de café que deixei pago

O meu café de presente para alguém

E assim nasce uma casinha feliz

 

Bati um papo com a Laura, dona de lá, para entender o que a motivou a abrir esse cantinho. Ela é jornalista e já trabalhou bastante na área tanto aqui em BH quanto em São Paulo. Ela foi passar uma temporada em Barcelona, para um mestrado em Crítica Cultural. Quando voltou, sentiu que queria fazer algo diferente. Na Espanha, ela adquiriu o hábito de tomar chá. No retorno, viu que em São Paulo estavam abrindo casas de chá com essa pegada de chazinho gourmet, à granel. Então ela pensou: por que não em BH?

Ela pesquisou, entendeu do negócio e a ideia se concretizou em 2014. No meio do ano ela achou a casa do jeitinho que ela queria. A reforma durou 3 meses e no dia 19 de novembro de 2014 a Chá Comigo abriu as portas.

A casa funciona de segunda a sexta exceto feriados! Isso mesmo, pessoal: a Chá Comigo é desses Lugares Românticos que a gente frequenta só durante a semana. Quando perguntei à Laura o porquê disso, ela me disse que achava legal as pessoas aqui em BH terem uma opção gostosa de lugar para ir às segundas. Normalmente elas são dias meio mortos na cidade. Fora isso, acabou sendo uma moeda de troca e tanto com os funcionários de lá não trabalhar aos fins de semana e feriados. Eles são nitidamente pessoas que trabalham felizes, vestindo a camisa do lugar. E vocês estão pensando o que? A casinha fica movimentada a semana toda! Olha a foto ai em cima da galera curtindo um sonzinho!

Lema da casa: receber bem seus convidados

 

lugares românticos: plaquinha express yourself no balcão da Chá Comigo

Balcão

Para a Laura, as relações nas cidades hoje são frias, e às vezes as pessoas saem para almoçar ou jantar e nem interagem com quem as está servindo. Ela diz que falta senso de comunidade e pertencimento nos grandes centros, mas acredita que as pessoas sintam falta disso. Foi nessa vibe que ela fez da Chá Comigo uma “casinha feliz, que recebe bem, é amigável e tem uma relação mais íntima com o cliente”.

Daí o porque de ela se atentar para detalhes fofos, bem característicos de Lugares Românticos, como a música, a luz, o wi-fi, as revistas, os livros. A casinha acolhe aqueles que vão sozinhos passar o tempo. Mas é também amiga de quem quer usar o espaço para trabalhar. Além disso, ela recebe bem quem quer comer uma gordice no café da tarde, quem quer um lugarzinho diferente para fazer o para-casa do colégio e quem quer passear com o seu peludinho de quatro patas: Ahh A Chá Comigo é Pet Friendly, pessoal!

Um buteco careta ou uma casa de chá descolada?

 

Agora, além desse público ai em cima, a Chá Comigo acabou se tornando ainda um lugarzinho gostoso em que casais se encontram para conversar, como se estivessem em casa, sem serem incomodados.

A Laura explica que por não ter garçom o tempo inteiro nas mesas, as pessoas não ficam intimidadas: “O papo flui mais! Às vezes a gente namora, sai muito com o namorado ou o marido, mas não para tanto pra bater papo, pra conversar sobre outras coisas que não a rotina, assuntos mais profundos”, explica.

A casinha é um ambiente para casais porque além do chá, eles oferecem drinks à base de chá, vinho, cervejinha e comidinhas gostosas para acompanhar as bebericagens. A Laura define a Chá Comigo como “um buteco careta e uma casa de chá descolada”.

Primeiros encontros

 

lugares românticos: poltronas reservadas e charmosas

Mesa sofá… fica num cantinho bem gostoso para ter privacidade

Agora olha só que coisa: por sua versatilidade, seu alto grau de fofice e acolhimento, a Chá Comigo acabou atraindo o público dos primeiros encontros e paquerinhas. Você não levaria alguém que mal conheceu, logo de cara, a um restaurante muito romântico, não é verdade? Mas, também tenho certeza de que você não a levaria a um buteco impessoal. Então, como fazer quando você quer conhecer alguém que poderá vir a ser a cara-metade para o resto da vida?

Segundo a Laura, esse clima descontraído ajuda a desembolar os primeiros encontros. A equipe, sempre antenada nos acontecimentos, recebe essa galera com muito carinho e dá aquela forcinha para quebrar o gelo de quem está ainda tropeçando na melhor escolha de palavras para conquistar a futura cara-metade.

Receitinhas para quebrar o gelo

 

lugares românticos: bolo de cacau com recheio de doce de leite

Não há como resistir ao bolo de cacau com doce de leite!

É que um chazinho, esteja ele quente ou frio, sempre aquece o coração da gente. Não há gelo que não seja quebrado diante de uma torta de chocolate. A Chá Comigo ajuda esses casais a se conhecerem na escolha de um disco pra tocar. Os quadros da parede viram assunto, assim como também os livros e revistas. A Cuzca, lhama de pelúcia de estimação, é aquela fofice que faz a gente abrir um sorriso largo na hora que não sabe mais o que dizer. Além, é claro, de a água estar lá, à vontade, para a gente se levantar e buscar sempre que a garganta secar… ora pelo nervosismo, ora porque o papo ficou bom demais…

Que seja para colocar a conversa com o parceiro em dia, ou para conhecer alguém novo, a Chá Comigo é desses lugares que fazem a gente se sentir feliz por nada. As histórias românticas que já tem raízes ficam ainda mais lindas ali. E aquelas que estão nascendo, já surgem com essa energia deliciosa: uma casinha que divide amor, felicidade e aconchego. Quer receita melhor pra tudo dar certo? Segue a recomendação do Lugares Românticos e vai lá! Depois conta aqui como foi!

Até a próxima!

Serviço:

Endereço: Rua Leopoldina 634 bairro Santo Antônio.

Funcionamento: Abre às 15h e fecha às 22h de segunda a sexta exceto sábados, domingos e feriados.

Telefone: 31- 2555- 7730

http://

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *