Programa Romântico em BH – Quermesse da Oca Eventos Sustentáveis

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

O inverno chegou e trouxe com ele a vontade de aconchego. Trouxe também aquela fome de comidinhas que aquecem nosso corpo e nossa alma, não é mesmo? Programa Romântico nesta época sempre passa por comilanças deliciosas. Mas não só! Para querermos sair de nossas casinhas nesse frio, precisamos de um bom motivo!

Foi pensando neste motivo a mais que garimpei com carinho a dica de hoje. Reservem suas agendas para a noite da próxima quinta-feira, dia 29 de junho! O programa romântico da semana é em um lugar aconchegante e traz essas comidinhas que confortam o coração. Além disso, ele vai colocá-los em contato com um projeto artístico, sócio-ambiental que une consumidores e produtores locais em um único ambiente. Quem ai não gosta de uma boa prosa, arte e gastronomia?

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Balcão da Oca com fofices e delícias!

Não convenci vocês ainda a saírem da toca? Já ouviram falar da Quermesse da Oca Eventos Sustentáveis, no bairro Buritis? Na próxima quinta lá vai ter comidinha da participante do Master Chef amador Ana Luiza Teixeira. Ela vai comandar as panelas com um menu secreto! A música vai ser embalada pelo DJ Rafael Pimenta. Vai ter ainda uma performance de pintura com a artista plástica mineira Vilma Coelho. Querem mais? Vai ter Feira Fresca e La Grand Cervejaria para terminar de harmonizar a festa! Animaram? Então venham comigo conhecer o projeto.

A Quermesse e seus encontros

A Quermesse é um evento realizado pela Oca Eventos Sustentáveis toda quinta-feira no bairro Buritis. Ela começa às 19h e segue até as 22h. Karine Rolim Santiago, sua idealizadora, explica que o objetivo da Quermesse é ser um projeto sócio-cultural-ambiental que proporciona encontros. Ela busca envolver a comunidade em um evento que traz experiências afetivas de aconchego. Paralelamente, o projeto valoriza e acelera a economia local através da exposição e comercialização de artigos de produtores criativos da região.

Na Quermesse da Oca tem espaço para empreendedores locais, chefs de cozinha, artistas, músicos e quem mais tiver algo bom a oferecer. Karine explica que a cada Quermesse ela consegue agregar mais pessoas gerando assim um clima gostoso de trocas, descobertas de novos talentos, fomento de negócios locais e, não menos importante, o surgimento de novas amizades.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Foto de divulgação

Entenderam agora o motivo que me faz trazer essa sugestão de programa romântico para vocês? Essa simplicidade e esse carinho no trato humano é o tipo de valor que trago no meu coração e que privilegio aqui no blog.

Karine e eu no dia que nos conhecemos na Oca

O projeto Oca Eventos Sustentáveis 

A Quermesse da Oca faz parte de um projeto mais amplo idealizado pela bióloga especialista em gestão ambiental Karine Rolim Santiago. Para quem não conhece, a Oca é uma empresa que tem em seu DNA a sustentabilidade. Eles promovem eventos que vão desde festinhas infantis até projetos culturais como as Quermesses.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Foto de divulgação – Eventos organizados pela Oca

A Oca é também um espaço gastronômico e cultural integrante da Frente da Gastronomia Mineira, um coletivo de voluntários, sem personalidade jurídica, que age em defesa e pela divulgação da cultura gastronômica local.

Eu gosto de pensar a Oca como um projeto cultural, gastronômico e ambiental que tem como filosofia resgatar o convívio social familiar através de um trabalho afetivo de valorização e incentivo da economia local e sustentável.

A sede da Oca fica no bairro Buritis e a primeira vista pode até ser chamada de café. Mas ela é também um mercadinho. Lá estão reunidos produtos mineiros, delícias da roça e um pouquinho de artesanato.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Vendinha da Oca

A Oca é também um restaurante que serve almoço de segunda a sexta.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Almocinho com gostinho de comida de mãe

Mas se vocês quiserem, lá pode ser também um co-working ou tão somente um ponto de encontro para um cafezinho com bolo e pão de queijo no meio da tarde.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Bolinho de fubá com goiabada da roça

Apesar de pequenininha, a Oca tem um coração enorme. Ela abriga com as pompas da hospitalidade mineira todos aqueles que chegam por lá.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Café com bolo e pôr do sol

Romântico pela simplicidade

Conheci a Oca há uns dois meses procurando uma geleia de jaca com umbu que eu havia comprado na Feira Fresca. Estão lembrados da receitinha que postei aqui no blog um tempo atrás? Pois é! Fui à Oca pela primeira vez numa terça-feira e acabei ficando para o almoço. Fui recepcionada pela Karine com o carinho de uma anfitriã que está recebendo visitas queridas em casa. Aliás, pensando bem, é exatamente isso! Oca significa casa, não é verdade?

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Sofazinho de palete com almofadões de chita

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Decoração com caixotes e a famosa maleta dos Beatles

O ambiente de lá é elegantemente rústico. Paletes, caixotes, pecinhas de artesanato variadas, luminárias feitas de produtos reciclados, um sofazinho cheio de almofadões de chita, mesas e cadeiras vintage são apenas alguns dos elementos que vão tocar o coração de vocês na próxima quinta-feira.

O programa romântico da semana

E então? O que estão achando da minha sugestão de programa romântico? Vou colocar agora informações adicionais sobre essa Quermesse do dia 29, que está prometendo ficar na história da Oca.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Decoração baseada em reaproveitamento de objetos e artesanato

Uma experiência gastronômica Master Chef com comida de verdade

Quem acompanha os desdobramentos do Master Chef amador na Band conhece a Ana Luíza Teixeira. Ela é mineira de Iguatama e amiga pessoal da Karine. É que as duas foram vizinhas em Iguatama e Karine é muito próxima da família dessa estudante de zootecnia que descobriu no meio do caminho que ama mesmo é ficar entre as panelas. Ana Luíza vem de uma família bem mineirinha. Apesar do momento fama, pessoalmente é uma menina muito simples. Ela me contou que todas as suas referências gastronômicas estão em suas raízes familiares: “tudo o que sei de cozinha, aprendi com minha mãe, minha avó, vizinhos. Eu era uma das poucas participantes do Master Chef que nunca tinha tido uma experiência no exterior”, conta Ana Luiza.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Foto de Divulgação

E é por causa dessas referências mineirinhas, que a Karine tanto preza dentro da Oca, que a Ana Luiza estará lá na Quermesse do dia 29. O seu menu secreto terá como base comida de verdade! É que ela vai garimpar na Feira Fresca os ingredientes que vão compor o festim. O jantar terá entrada, prato principal e sobremesa. O valor por pessoa do primeiro lote de ingressos é R$140,00. O segundo lote custará R$160. São somente 30 vagas, então, se vocês ficaram com água na boca, é melhor correr! Não consegui arrancar spoilers do menu, mas pela conversa, entendi que Ana Luiza poderá revisitar uma ou outra receitinha de sucesso que ela realizou na telinha. Será?

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Papo bom sobre as surpresas de Quermesse de quinta

A harmonização do festim fica por conta da La Grand Cervejaria. Conheci essa preciosidade na Feira Fresca e simplesmente me encantei com o produto. Quem sair da toca para curtir esse programa romântico de quinta-feira vai se impressionar com a qualidade dessa cerveja mineirinha.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Deliciosa e mineirinha!

A Feira Fresca

É claro que um evento que privilegia a economia sustentável e local não poderia deixar de firmar uma parceria tão rica como a da Feira Fresca. Quem não conhece a Feira mais Fresca de Beagá, precisa conhecer. Eles são uma iniciativa que visa estreitar laços entre quem produz e quem consume os alimentos.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Semanalmente eles promovem encontros em pontos diferentes da cidade em que pequenos produtores comercializam de forma justa os alimentos que manufaturam ou colhem. É tudo fresquinho, preparado ou colhido de véspera. Esse é um projeto no qual eu acredito muito e sempre incentivo, tanto com a minha presença quanto com a minha divulgação.

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Minhas comprinhas na última Feira Fresca do House of Food

Não é a primeira vez que a Oca faz parceria com a Feira Fresca. Em fevereiro deste ano a feirinha esteve lá com a Mercearia Fresca. Na ocasião, durante pouco mais de um mês, produtores que expõe semanalmente no projeto puderam contar com um ponto fixo de vendas no bairro Buritis. Fico na torcida para que essa parceria fortaleça suas raízes porque é muito bacana ver iniciativas distintas falando a mesma língua! Belo Horizonte só tem a ganhar!

Para fechar o programa romântico, muita arte e música

Agora que falamos dos comes e bebes, é hora de falar do resto das atrações. A artista plástica Vilma Coelho, aquela, gente, do desenho no muro da escola do SEBRAE! Pois é! Ela vai estar lá com seus tapetes mágicos para embelezar o cenário da Oca. Além disso, ela fará uma performance de pintura sobre tela durante a Quermesse. A peça criada será sorteada entre os participantes do evento! Olha que luxo!

E a coisa não fica ai: O DJ Rafael Pimenta vai ajudar a esquentar a noite com uma playlist eclética que vai desde Ray Charles, Sam Cook, Marvin Gaye, Chuck Berry e Little Richard até o samba rock brasileiro.

Quem não quiser viver a experiência gastronômica pode chegar chegando também. A Feira Fresca estará lá com seus produtores e o ambiente acolhedor da Oca está de braços abertos para quem estiver com vontade de conferir a festa. Mas eu honestamente não acredito que vocês vão querer ficar de fora desse jantarzinho secreto delicioso, não é mesmo?

Lugares Românticos - Programa Romântico - Quermesse da Oca

Incentivar a economia local é consumir de forma consciente

Espero ter conseguido convencer vocês a curtirem um friozinho a dois nesse programa romântico pra lá de especial aqui em BH!

Até a próxima!

Serviço:

Onde: Oca Eventos Sustentáveis: Rua Henrique Badaró Portugal, 480 / loja 5, Buritis – Belo Horizonte

Quando: Quinta-feira das 19h às 22h

Quanto: Para os participantes da experiência gastronômica com Ana Luiza R$140,00 o primeiro lote de ingressos. Segundo lote custará R$160,00. São somente 30 vagas, então corram!

Contato para reservas: Para reservas falar diretamente com a Karine no telefone  (31) 3022-2577.

         

1 comment on “Programa Romântico em BH – Quermesse da Oca Eventos Sustentáveis

  1. O que dizer desse post ! Você falou com o coração e contou de uma forma tão linda sobre a oca … ! Nicole você é especial sua sensibilidade me encanta! Muito obrigada , fiquei muito emocionada ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *