Dia dos Namorados em Casa: Inspirações Para uma Mesa Romântica

A coluna da terça está entrando no ar hoje, sabem por que? Porque amanhã é dia dos namorados e queremos dar uma dica super bacana para quem escolheu comemorar a data em casa. Aqui no Blog tem várias dicas de receitinhas deliciosas para quem for se aventurar na cozinha! Então, se vocês estiverem perdidos, venham com a gente, ainda dá tempo! Comemoração em casa merece um carinho e um cuidado a mais, hoje vamos ajudar vocês a montarem uma mesa super romântica para ninguém botar defeito!

Vamos tirar todas as dúvidas que vocês tiverem. Se vocês são dessas pessoas que independentemente das datas amam comer em casa, essa é uma oportunidade para aprender truques que transformam o corriqueiro em algo especial. Se, ao contrário, vocês sempre saem para fazer programas românticos em restaurantes, agora é um excelente momento para colocar um avental, abrir um bom vinho (harmoniza muito bem durante a preparação também!) e surpreender quem vocês amam. Antes de mais nada, se organizem na cozinha. Em seguida, coloquem a mesa com cuidado e carinho. Temos a certeza de que assim o jantar de vocês será inesquecível!

mesa posta

Mesa posta com cada coisa em seu lugar

É provável que vocês fiquem perdidos com aquela mesa cheia de talheres, taças e pratos. Calma que vamos ajudar, pois cada um deles tem a sua função durante o jantar. Aliás, se vocês forem casados, temos certeza de que vocês têm guardado em algum lugar aquele jogo de jantar especial que ganharam de presente. Sem dúvida, amanhã é uma excelente oportunidade para tirar a poeira e usar todas as peças!

decorando a mesa

Sousplat

Apesar do nome francês, o sousplat nada mais é do que um suporte. Ele é um detalhe na mesa posta que fica por baixo dos pratos. Sua função é apoiar a louça e criar contraste com a toalha de mesa ou jogo americano. Existem sousplats de vários materiais: vidro, plástico, madeira, louça ou fibras naturais. Ele é uma peça um pouco maior do que o prato. Isso é proposital: queremos que suas bordas fiquem visíveis ao empilharmos a louça sobre ele.

sousplat dourado

Pratos

Vocês conhecem todos os tipos de pratos? Temos do maior para o menor: prato raso, prato fundo, prato de sobremesa e ainda o pires onde apoiamos as xícaras. Caso vocês façam uma refeição com entrada e prato principal, os pratos devem ficar empilhados na ordem inversa de refeições, de baixo para cima. Dessa maneira, comemos a entrada no menor prato (o de sobremesa) e depois passamos para o prato que está logo abaixo, que pode ser o prato raso ou o fundo.

pratos e talheres

Guardanapo

Certamente para essa ocasião especial vocês vão usar um guardanapo de tecido, não é?! Ele deverá ficar sobre os pratos, dobrado ou colocado dentro de um anel de guardanapos. Este acessório é uma peça que traz um detalhe à sua mesa posta e a deixa mais elegante.

Taças

Finalmente as taças! Aqui também temos certeza que vocês têm um conjunto de cristal guardado para ocasiões especiais. Assim como para os pratos, para cada tipo de bebida temos um tamanho e formato diferente de taça.

tacas de vinho

Em geral, elas são dispostas da maior para a menor, ligeiramente para o lado direito do prato. Da esquerda para a direita temos: champanhe (alta e comprida), água (mais larga e alta), vinho tinto (um pouco menor que a taça de água) e vinho branco (menor delas).

Se você não tiver todas elas, coloque pelo menos dois tipos de taças, uma maior, para beber água e outra menor para o vinho. É sucesso na certa!

Talheres

Vocês já viram aquelas mesas postas com vários talheres? O que fazer com todos eles? A gente ajuda vocês! Aqui a lógica segue a mesma ideia dos pratos, só que de fora para dentro. Durante a refeição temos que usar os talheres de fora para dentro (em direção ao prato). Dessa maneira, temos que colocar os talheres menores (que serão usados para comer a entrada) na parte externa e os maiores na parte interna, próximos aos pratos, para comer o prato principal.

Os garfos ficam à esquerda e as facas à direita dos pratos (sempre com a lâmina virada em direção ao prato!). A colher de sopa deverá ficar ao lado direito das facas. E, por fim, os talheres de sobremesa ficam logo acima do prato: primeiro a faca, próxima ao prato, com a lâmina voltada para a esquerda; em seguida o garfo, voltado para a direita; por último, a colher voltada para a esquerda.

Enfeites e adornos

Assim como vocês devem preparar todos os utensílios da mesa, não se esqueçam de adornar a mesa. Os enfeites podem ser os mais variados como velas, arranjos de plantas e flores, raminhos de ervas, luzinhas pisca-pisca (tirem da caixa dos enfeites de Natal!), plaquinhas com frases românticas… sua imaginação é o limite!

enfeite no prato

Dica: busque harmonizar as cores da toalha de mesa (ou jogo americano), com o sousplat e o guardanapo ou o anel de guardanapo. Em resumo, a ideia é criar uma ligação entre os elementos presentes na mesa, não sendo necessário que fique tudo combinando certinho.

mesa com enfeites

Ainda que tudo isto te pareça exagerado, lembre-se que a ideia é arrumar a mesa e criar um ambiente especial diferente do que vocês dois fazem no dia a dia.

Quem sabe o jogo de jantar especial não sai do armário da cozinha e vira peça obrigatória em todas refeições? Aproveitem o dia, sempre!

Ficou com alguma dúvida? Deixa uma mensagem pra gente nos comentários que ficaremos felizes em responder.

Semana que vem teremos mais dicas para deixar seu cantinho sempre mais aconchegante!

Até lá!

About dekko arquitetura

Somos um escritório de arquitetura, com mais de 10 anos de mercado, formado por uma dupla de arquitetos que acredita que a arquitetura é transformadora e pode ser acessível a todos. Através de um olhar técnico apurado, experiências profissionais e vivências pessoais, transformamos espaços buscando associar as necessidades e desejos aos aspectos práticos e funcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *