Inspirações: Aqueça sua decoração com um cobertor!

Nada como um clima friozinho para tirar do armário um cobertor, uma manta, um cobre-leitos ou um edredom, não é verdade? Então, hoje resolvemos falar sobre como esses itens podem (e devem!) integrar a decoração do seu cantinho, deixando-o mais quentinho e aconchegante. Vamos lá?

Cobertor com livros e caneca

Tudo igual?

Antes de mais nada, vamos começar pela diferença entre cada um deles. Cobertores, mantas, cobre-leitos, edredons, todos são muito parecidos, mas têm funções diferentes! Vamos conferir?

Cobertores estampados

Edredom

Apesar de serem usados como decoração da cama no quarto, os edredons foram feitos com o propósito de esquentar bastante nos dias frios. É uma peça grossa composta por uma parte externa em tecido de fibras naturais, geralmente algodão, com recheios que variam de fibras de poliéster a plumas de ganso!

As costuras presentes no meio dele servem para manter esse recheio no lugar, bem distribuído ao longo de toda a peça. Mas fiquem atentos: recheios sintéticos (como as fibras de poliéster) podem ser lavados à maquina. Já os naturais devem ser lavados em lavanderias profissionais.

Dica: para facilitar a limpeza dos edredons, muitas lojas trabalham com recheios e capas variadas. Assim você pode tirar a capa de algodão e lavá-la normalmente na máquina, independente do tipo de recheio! É uma opção super prática e funcional para seu dia-a-dia!

Como dissemos lá no início, a função primordial do edredom é a de esquentar. Então, embora ele seja muito usado como decoração, ele não foi exatamente pensado para ficar permanentemente adornando a cama. Sendo assim, o seu comprimento, na maioria das vezes, não tem o caimento até o chão.

Cobertor

São peças únicas, sem recheios, e podem ser compostos por fios de algodão, acrílico, poliéster ou fibras mistas. Geralmente, esquentam menos do que os edredons. Eles podem até mesmo ser usados em dias mais frescos! Já que os cobertores não têm recheio, são mais práticos para lavar e menos volumosos para guardar no armário!

Dica: se você quer ficar livre da poeira escolha cobertores sintéticos com materiais anti-alérgicos. Dessa forma eles podem ser lavados em casa com uma maior frequência e são uma excelente opção para quem tem alergias.

Manta

Assim como os cobertores, as mantas são usadas em dias não muito frios. A principal diferença em relação aos cobertores é que a manta é uma peça mais leve e têm suas dimensões e espessuras reduzidas. Encontramos vários tipos de mantas, com diversas estampas, tecidos e formatos. Dessa maneira ela se torna o elemento ideal para dar um toque especial na decoração da sua sala.

Dica: Por ser versátil, ela pode ficar aberta no sofá, dobrada sobre um dos braços ou enrolada dentro de um cesto!

Quer ousar? Use uma manta com uma cor forte que contraste com o ambiente e que se transforme em um elemento chave em conjunto com almofadas estampadas!

Cobre-leito

Como o próprio nome diz, é uma peça utilizada para cobrir a cama. Uma vez que é mais fina que as opções anteriores, é usada como decoração. Pode ser encontrada em diversas cores e estampas, inclusive em conjuntos com fronhas decorativas para os travesseiros.

Dica: use o cobre-leito como uma peça coringa na decoração do seu quarto! Você pode não só mudar completamente o clima do seu ambiente apenas trocando o cobre-leito, mas também criar um clima mais aconchegante, optando por tons quentes e terrosos, como beges, marrons e terracota.

Cama com cobre-leito

Outras formas de usar

Você acha que cobertor só serve para usar na cama, dentro de casa? Nos dias mais frios o cobertor pode ser um excelente acessório para seus programas ao ar livre!

Piquenique

Faça uma surpresa para uma pessoa querida e convide-a para um piquenique. Não leve apenas as bebidas e as comidinhas, mas também o cobertor! Agora estamos no outono, excelente época do ano para piqueniques.

É que apesar do frio, os dias são mais secos. No verão temos muito sol e o risco de chuvas. A primavera e o outono são duas estações do ano em que piqueniques tornam-se programinhas bem agradáveis.

Estampas xadrez ficam um charme nesse programa e inegavelmente remetem à clássica toalhinha xadrez dos piqueniques de antigamente! Confira o post do Lugares Românticos sobre algumas ideias de lugares para fazer o piquenique em BH e levem seus cobertores!

Piquenique com cobertor 2

Área externa

Quer usar sua área externa ou varanda gourmet durante o frio? Convide os amigos e deixe cobertores ou mantas à mão de todos dentro de cestos ou dobrados sobre os assentos.

Abuse das mais variadas estampas e complete o clima do ambiente com uma iluminação com velas estrategicamente espalhadas.

Cantinho da leitura

Deixe uma manta sempre perto da sua poltrona de leitura favorita. Assim você não precisará interromper a leitura quando bater aquele friozinho!

Poltrona com manta

A combinação de um bom livro + manta + chá quente é excelente para os dias frios que ainda estão por vir.

Ficou com alguma dúvida? Querem sugerir temas de postagens? Escrevam aqui nos comentários!

Semana que vem estaremos de volta com mais sugestões. Enquanto isso, siga-nos no instagram.

Até lá!

About dekko arquitetura

Somos um escritório de arquitetura, com mais de 10 anos de mercado, formado por uma dupla de arquitetos que acredita que a arquitetura é transformadora e pode ser acessível a todos. Através de um olhar técnico apurado, experiências profissionais e vivências pessoais, transformamos espaços buscando associar as necessidades e desejos aos aspectos práticos e funcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *