Inspiração para Decoração: Wabi-Sabi, a Beleza da Imperfeição

Vocês já ouviram falar em Wabi-Sabi? A palavra se refere a um conceito japonês que exalta a beleza oculta na simplicidade e nas pequenas imperfeições. É um ideal que nos convida a diminuir nosso ritmo para conseguir observar com atenção os pequenos detalhes que nos rodeiam e, sobretudo, enxergar a beleza oculta que passa desapercebida no nosso dia-a-dia. Que tal exercitar mais do Wabi-Sabi? Separamos algumas ideias para que você possa se inspirar nesse movimento e trazer mais serenidade e significado para seus ambientes.

As diversas possibilidades do Wabi-Sabi

Texturas

Usar superfícies com texturas de relevos e variações de tom é uma excelente forma de quebrar a frieza e monotonia de um revestimento extremamente uniforme. Dessa maneira nossos sentidos são estimulados, trazendo profundidade para o olhar e sensações variadas para o tato. Por exemplo, invista em tecidos, papéis de parede, texturas de cimento aparente e outras opções que explorem o sensorial.

Feito à mão

Objetos artesanais que antes eram muito comuns, presentes na maioria das casas, andaram perdendo lugar para produtos padronizados, industriais. Em contrapartida, de alguns anos pra cá, o que é feito à mão começou a ser valorizado pelo fato de que os produtos manuais são sempre exclusivos. Afinal, durante o processo do artesanato, os produtos têm pequenas diferenças que tornam as peças únicas, cada uma com sua especificidade.

Plantas naturais

A natureza é sempre perfeita nas suas imperfeições, não é mesmo? Já parou para observar que duas flores iguais têm sempre uma pequena diferença? É isso que as torna ainda mais bonitas e agradáveis de se olhar! De fato, a padronização excessiva nos cansa, mesmo em objetos bonitos. Cada planta tem sua cor, suas nuances e vai certamente crescer de uma forma diferente dependendo do lugar onde está, da luz que recebe, da estação do ano… Dessa maneira elas nos convidam a apreciar essas sutilezas que vamos perdendo na nossa correria!

Marcas do tempo

Sabe aquela manta preferida que já está um pouco descosturada? Bem como aquele móvel antigo que já está com o puxador descascando? Ou aquela colher de pau já um pouco gasta? Decerto, todos eles têm em comum a ação do tempo. Sem dúvida, essas marcas contam uma história que faz parte desse objeto, que confere a ele uma singularidade. Deixe sua casa te contar histórias enquanto percorre seus ambientes!

Com este post sobre o Wabi-Sabi queremos convidá-los não só a se redescobrirem e se reconectarem, mas também a encontrarem a beleza sutil das imperfeições que fazem parte de nossas vidas!

Querem mais dicas de decoração? Passem na seção Inspirações e confiram os artigos que já publicamos!

Um grande abraço e até o próximo post.

About dekko arquitetura

Somos um escritório de arquitetura, com mais de 10 anos de mercado, formado por uma dupla de arquitetos que acredita que a arquitetura é transformadora e pode ser acessível a todos. Através de um olhar técnico apurado, experiências profissionais e vivências pessoais, transformamos espaços buscando associar as necessidades e desejos aos aspectos práticos e funcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *