Cozinha espanhola: Dando um Olé no Calor com um Gazpacho

Sabe aquele dia que vocês estão derretendo de calor, vão receber alguém especial em casa, mas não querem muita complicação? Pois é! Vou trazer para vocês uma ideia de entradinha diretamente da cozinha espanhola que vai agradar muito! Poucos ingredientes, nem precisa ir ao fogo, sopinha gelada, descompromissada e acima de tudo: deliciosa! Quem ai conhece o Gazpacho Andaluz?

Cozinha espanhola e cinema

A receita é muito simples. Inclusive, Pedro Almodóvar, cineasta espanhol que adora nos brindar com sequências deliciosas de comidas em seus filmes, dá a receita direitinho no longa Mulheres a Beira de Um Ataque de Nervos, de 1988.

Nesta sequência a protagonista Pepa, após indagada sobre o que tinha no Gazpacho, começa a dizer: tomate, pimentão, pepino, cebola, pão dormido, azeite, vinagre e um dedinho de alho. Na verdade, enquanto ela elenca os ingredientes da sopa, as pessoas na sala começam a desmaiar. É que ela havia ocultado o ingrediente especial que havia posto na receita: sonífero.

Foto de divulgação do filme

Obviamente não vamos usar o ingrediente especial da Pepa no nosso Gazpacho, mas para os casais que gostarem de cinema espanhol e comédias, esse filme até que é uma boa ideia para a noite, sabiam? Boas risadas também são ingredientes interessantes para uma noite a dois.

O Gazpacho Andaluz

Só para não fugir à regra, deixo aqui uma ou duas palavrinhas sobre esse clássico da cozinha espanhola. Na verdade, ele é típico ali no sul da Espanha, mas também há variações suas em outros países vizinhos como Portugal. E dentro da própria Espanha encontramos receitas ligeiramente diferentes de Gazpacho. Para vocês terem uma ideia, quando vocês conversam com famílias espanholas, e pedem a elas uma receita da iguaria, há uma probabilidade muito alta de vocês receberem receitas diferentes vindas de famílias diferentes. Quem está certo e quem está errado? Honestamente? Quem sou eu para julgar! Essa é uma receita muito tradicional na cozinha espanhola, portanto é natural que haja esse tipo de discrepância.

Juntem pedrinhas de gelo somente se o gazpacho estiver mais grossinho. Vai ficar uma delícia!

Haverá quem diga que o pão dormido não é obrigatório no Gazpacho, Haverá quem diga que na receita não vão cebolas. Haverá aquelas receitas que usam tomates sem pele e sem sementes. Já outras os usam com pele e sementes, mas depois de batido o Gazpacho é coado. Haverá aqueles que não admitem o uso de outro vinagre que não seja o de Jerez, ou Xerez. Já outras receitas são mais tranquilas e permitem que o vinagre de vinho branco seja usado. Há também aquelas que dizem que os pimentões devem necessariamente ser verdes. Já outras não se importam tanto se usamos os vermelhos ou verdes.

As receitas clássicas mandam usar pimentões verdes. Mas há quem discorde!

Pratos similares ao Gazpacho

Além dessas pequenas diferenças entre as receitas, existem ainda pratos que se assemelham ao Gazpacho, mas que recebem nomes distintos. Um exemplo disso é o Salmorejo, que além dos ingredientes usuais do Gazpacho ganha também ovos cozidos e presunto picados por cima junto de um fio de azeite.

Salmorejo, com presunto e ovos cozidos picados

Mas hoje, quero ater-me ao simples e trarei a vocês a receitinha clássica que é aquela que amo em dias quentes como temos tido ultimamente. Vou ater-me à simplicidade, mas acima de tudo à praticidade, sem, no entanto, perder em sabor. Para os casais que gostam de apimentar um pouco mais a vida, aconselho meia pimenta dedo de moça média sem sementes na mistura. Já experimentei e fica delicioso. E então? Vamos à receitinha?

Meu último Gazpacho, servido em copos de Whisky com uma folhinha de manjericão

Ingredientes

  • 8 tomates bem maduros e carnudos
  • 1/2 pimentão verde
  • 1/2 pepino
  • Meia cebola média
  • 1 pãozinho dormido (aproximadamente 60g de pão. Isso daria um pãozinho de sal)
  • 1 dente de alho
  • Azeite de oliva extravirgem a gosto
  • 3 colheres de sopa de vinagre. Se tiverem o Jerez fica delicioso. Mas se não tiverem, ficará bom com o de vinho branco mesmo.
  • Sal a gosto
  • Água gelada para dar o ponto.
  • Opcional: meia pimenta dedo de moça média sem semente.

Aqueles que gostam, podem apimentar um pouco mais a vida!

Preparo

  1. Primeiramente, vamos lavar bem os legumes e secar.
  2. Em seguida, vamos cortar os tomates em 4 partes
  3. Depois, vamos descascar o pepino, retirar as sementes e cortá-lo grosseiramente
  4. Agora, vamos retirar as sementes do pimentão e cortá-lo grosseiramente
  5. Então, vamos descascar o alho e cortá-lo em dois
  6. Por fim, vamos pegar a metade da cebola, descascar e cortá-la em 2 partes
  7. Agora que temos todos os legumes cortados, vamos colocá-los no liquidificador junto ao pão dormido e bater. Quem quiser a  pimenta, essa é a hora de colocá-la. Caso seja necessário, pinguem um pouco da água gelada.
  8. Quando tudo tiver virado uma pasta, juntem o sal, o azeite e o vinagre. Coloquem para bater mais um pouco e experimentem. Caso ainda esteja muito grosso, é só juntar um pouco mais de água gelada. No entanto, não exagerem a dose, senão vocês precisarão colocar mais pão dormido, mais sal e mais vinagre. A ideia é que o Gazpacho fique numa consistência de creme, não pode ficar aguado demais.
  9. Sirvam em bows para sopas ou em copos. Eu gosto muito de usar os copos de whisky. Finalizem com um fio de azeite e se quiserem, podem colocar tomates, pepinos e cebola picadinhos por cima. Ou então servir os legumes picadinhos do lado para quem quiser se servir à vontade.

Espero que adorem essa receitinha como eu a amo!

Bom apetite e até a próxima!

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *