Ragu de Carne com Polenta: Usando a Maçã de Peito na Cerveja Preta

ragu de carne com polenta

Hoje vamos continuar a falar sobre aquela maçã de peito deliciosa que o Mr. Boi me mandou para o desafio do mês. Vocês se lembram que no post anterior, com a receitinha da carne cozida na cerveja preta, eu disse que a partir dali teríamos outros pratos possíveis? Pois bem! Hoje vamos então pegar o preparo do outro post e transformá-lo em um delicioso ragu de carne com polenta.

Preparando a carne e o caldo

A primeira coisa que precisaremos fazer aqui é pegar a carne cozida na cerveja preta e “limpar” o caldo da gordura que certamente subiu para a superfície do caldo de um dia para o outro. Reparem aqui na imagem:

A primeira coisa a se fazer ai é tirar essas placas brancas com a ajuda de uma colher. Assim tiramos o excesso de gordura do caldo. Logo depois, vamos tirar a carne da vasilha. Queremos que o caldo fique bem limpinho de gordura. Evitem de mexer demais nele para que a gordura que ainda está em estado sólido não se dissolva.

Com a ajuda de uma peneira, vamos retirar o restinho do excesso de gordura. Depois disso, vamos desfiar e reservar a carne.

Receita do Ragu de Carne com Polenta

Agora que já estamos com o caldo preparado, vamos à nossa receita de ragu de carne com polenta. Vou dar primeiro os ingredientes e o preparo do ragu e depois passo tudo certinho da polenta.

Ingredientes do ragu

  • 1 cebola média picadinha
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1 bandejinha de champinhons de Paris ou Portobello frescos fatiados
  • A carne cozida desfiada
  • O caldo da carne cozida com cerveja preta com a gordura coada
  • Azeite de oliva para refogar
  • Sal e pimenta para acertar o tempero no final do preparo caso necessário.
  • Cheiro verde a gosto para finalizar na hora da montagem do prato. Quem gostar pode, além da salsinha e da cebolinha, colocar também um pouco de coentro. Eu, por exemplo, adoro e nunca deixo faltar!

Preparo do ragu

Em uma panela quente, colocar o azeite e refogar a cebola. Quando ela tiver murchado, adicionar o extrato de tomate, a carne desfiada e deixar refogar por alguns minutos. Em seguida, adicionar os cogumelos e deixar murchar. Adicionar o caldo da carne até cobrir todo o conteúdo da panela, levar para o fogo baixo e deixar cozinhar com a tampa entreaberta até a polenta ficar pronta.

A polenta

Enquanto o ragu estiver cozinhando, vamos fazer a polenta. Esse é um processo bem simples, o único cuidado que se precisa ter é não deixar o fubá ou semolina empelotarem. Vamos então seguir para os ingredientes da polenta?

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de fubá ou sêmola de milho.
  • 2 litros de água
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 xícara de chá de queijo canastra meia cura ou curado ralado. Experimentem o queijo e vejam o sal dele antes de usar na polenta. Conforme for, vocês podem diminuir no sal ou até mesmo não colocar sal na água para cozinhar.

Preparo

Coloquem a água em uma panela grande com o sal e a manteiga. Assim que ferver é hora de abaixar o fogo e prestar atenção. Este é o momento crucial para não deixar a polenta empelotar. Com um fouet em uma mão, vocês vão mexer a água em movimentos circulares contínuos. Enquanto isso, com a outra mão, vocês vão juntar o fubá aos poucos. Não parem de mexer!

Assim que tiverem adicionado todo o fubá da receita, continuem mexendo. A polenta vai levar aproximadamente 30 minutos para ficar pronta. E de verdade, gente, não parem de misturar porque do contrário ela vai empelotar. Não se assustem se por ventura ela espirrar. Usem a tampa da panela para se defenderem. No entanto, se vocês estiverem usando uma panela grande, o braço de vocês não correrá tanto perigo assim.

Quando vocês sentirem que a polenta está desprendendo do fundo da panela, ela estará pronta. Neste momento, juntem o queijo canastra, mais um pouco de manteiga, misturem bem e voilà!

A montagem do ragu de carne com polenta

Agora que a polenta ficou prontinha, desliguem o ragu e vamos logo fazer a montagem do prato. É que ele fica gostoso bem quentinho! Eu aqui servi a polenta em uma panelinha pequenininha para fazer uma apresentação diferente. Entretanto, estejam livres para usarem o que vocês tiverem em casa!

Ragu de carne com polenta

Coloquem no fundo do prato um bocado de polenta. Com uma colher, apertem o centro e coloquem ali uma concha generosa de ragu. Finalizem tudo com cheiro verde picadinho e se quiserem, lascas de queijo.

Ragu de carne com polenta

E ai está finalizado o ragu de carne com polenta!

Esse prato é delicioso para dias de chuva e se quiserem acompanhá-lo bem, acompanhem ele com uma bela cerveja preta, ou ainda um bom vinho tinto.

Bom apetite e até a próxima!

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *