Happy hour a dois em BH: Conheçam A Freguesia Mercearia

Happy hour a dois em BH

Hoje trago aqui uma dica deliciosa de lugar para um happy hour a dois em BH. Vocês já conhecem A Freguesia Mercearia? Eles estão abertos há pouco mais de seis meses e eu diria que são uma mistura difícil de ser definida. Primeiramente, eles nasceram com a intenção de serem uma mercearia. No entanto, acabaram se tornando mais do que isso. Mercearia, casa de chás, cafeteria, bar, delicatessen? Definitivamente, para o nosso deleite, eles são um pouco de tudo isso!

Happy hour a dois em BH

Varandinha perfeita para um happy hour a dois em BH

Um lugar especial para um happy hour a dois em BH

Vocês não entenderam nada, não é? Pois então vou explicar melhor. Lá dentro ficamos livres para transitar e escolher o que vamos querer no dia: uma tábua de queijos e charcutaria? Uma carne grelhada na hora com acompanhamentos? Sanduíches? Bocados doces como tortas ou salgados, como pães de queijo?

Um happy hour a dois em BH regado a queijos e embutidos exclusivos e vinho!

Para acompanhar, podemos escolher entre beber um bom vinho ou uma cerveja artesanal. Inclusive, neste quesito eles estão com tudo: são 11 tipos diferentes de cervejas, e algumas delas vocês não vão encontrar em nenhum outro lugar de BH, porque são exclusivas. Vamos falar sobre elas mais adiante, mas vocês concordam comigo que essa é uma bela pedida nesse calorão que tem feito em BH?

Um happy hour a dois aqui em BH nesse calor precisa ter muitas torneiras dessas, não é mesmo?

O pãozinho servido lá com os patês fabricados na casa é de fermentação natural. Fora isso, eles ainda tem pães e biscoitos de queijo, sanduíches, bolos, tortas e doces maravilhosos.

Esse é um happy hour a dois diferente em BH: vale bolo!!

O atendimento é super amigável, a gente pode provar de tudo um pouco antes de escolher o que vai querer e eu posso garantir: tudo lá é bem gostoso!

happy hour a dois em bh

A Freguesia

Fui à Freguesia a convite deles. Ao chegar lá, encantei-me por aquela casa belíssima que apesar de não ser tombada pelo patrimônio histórico da cidade, carrega em si muito de suas características originais dos anos de 1920.

Happy hour a dois em BH

Fico sempre satisfeita quando encontro imóveis assim, que preservam a sua história. A mistura do velho com o novo os torna lugares extremamente charmosos e aconchegantes. Essa é a razão pela qual sempre que os encontro, os trago como dica aqui no blog. O clima da Freguesia é muito agradável e a varandinha deles é perfeita para um happy hour a dois aqui em BH. Amei aquela decoração e fiquei particularmente encantada pelas grades de lá. Elas são lindas, e uma delas, que não pôde ser mantida numa porta, acabou virando um dos detalhes mais legais da decoração do local: uma luminária.

Fui recebida pelo Denilson (Moura) um dos proprietários da casa, e depois bati um longo papo com a Samantha (Dutra), a responsável pelo marketing da Freguesia. O Denilson foi quem me apresentou o lugar e me contou tudo o que ele e seu sócio Gustavo Saldanha tinham no coração quando resolveram abrir o local.

A experiência da Freguesia

Apaixonados por gastronomia e por produtos de qualidade, Denilson e Gustavo resolveram levar para A Freguesia tudo aquilo que eles amam ter em suas próprias mesas. Além disso, eles ainda quiseram proporcionar a seus clientes a experiência de se sentirem em casa por lá.

Denilson me chamou atenção para o fato de que todos os produtos comercializados ficam á mão do freguês, inclusive as torneiras de cerveja. Isso é porque eles querem que nós fiquemos à vontade para “abrir as geladeiras”, pedir para experimentar, e levar à mesa aquilo que queremos consumir. A ideia inicial deles era não ter serviço de mesa justamente por isso. A pessoa pegaria aquilo que quer, levaria ao caixa e depois escolheria se iria consumir na varanda ou se levaria para casa.

No entanto, com o passar do tempo eles entenderam que seria importante ter algumas pessoas disponíveis para ajudar os clientes à mesa. Deste modo ficaria mais fácil deles conhecerem os produtos e assim escolherem com mais embasamento aquilo que levariam para casa ou consumiriam ali mesmo.

Os produtos da casa

Denilson me explicou que eles garimpam com muito carinho e cuidado tudo aquilo que eles comercializam ali. Tudo precisa passar pelo crivo deles, que são bem exigentes tanto no paladar quanto na relação de custo benefício. Os produtos ofertados são em sua grande maioria provenientes do trabalho de pequenos produtores.

Eles privilegiam Minas Gerais em vários deles. Os azeites e os queijos são bons exemplos disso. No entanto, eles não se limitam ao Estado para levar coisas boas aos seus fregueses.

Alguns de seus queijos exclusivos são de pequenos produtores de laticínios de São Paulo. E alguns produtos de charcutaria, também exclusivos, vem igualmente de fora do Estado.

As carnes

As carnes de lá são um capítulo à parte. Digo isso porque eles estão nivelados com qualquer uma das boas boutiques de carnes que conhecemos na cidade. Isso acontece porque no andar de baixo da casa eles montaram um açougue próprio. Sendo assim, eles recebem as carnes, todas de excelente procedência, e as manipulam lá mesmo. O resultado disso é que eles entregam para os clientes, ou fregueses, como gostam de chamar, um produto de primeira linha que muitas vezes não encontramos facilmente no mercado.

Nesse happy hour a dois em BH tem cortes especiais de carne!

Querem um exemplo? Ao visitarem a Freguesia, reparem no refrigerador das carnes os nomes dos cortes que eles vendem. Muitos deles não causarão estranhamento em ninguém, pois são, digamos assim, mais comuns. Portanto, bife ancho, bife de chorizo, bife de vazio, esses são cortes que sem dúvida vocês encontrarão por lá. No entanto, preparem-se também para encontrar belos exemplares de Flat Iron Steak, ou Beef Shank, ou ainda o um Tomahawk.

Cortes especiais

Para quem não conhece, todos estes são cortes bovinos diferenciados. O Flat Iron Steak é um corte retirado da paleta, mais especificamente dividindo a ‘Raquete‘ no meio para a retirada da membrana conjuntiva que tem ali. Acreditem: este é o segundo corte mais macio do boi, fica atrás somente do filé mignon.

O Beef Shank nada mais é do que o ossobuco inteiro, ou seja: a canela do boi. Nos restaurantes estamos mais acostumados a ver esse corte com o porco e com o cordeiro: o famoso stinco. O Tomahawk tem o apelido de ‘a carne dos Flintstones’. Isso porque ele se apresenta com um osso da costela que pode chegar a até 30cm. Este é basicamente o mesmo corte do Prime Rib, só que com o osso maior, o que garante a ele ainda mais sabor.

Os queijos

A Freguesia traz uma seleção de queijos diferenciada aqui em BH. Alguns de seus produtos são aqui de Minas, e outros, como eu disse acima, vem do interior de São Paulo. É que na Freguesia o lema principal é a qualidade.

O Queijo da Lúcia – Tiradentes – MG

O primeiro destaque da casa é o famoso Queijo da Lúcia, Sabores do Sítio. Aos amantes de um bom queijo curado, um alerta: vocês vão se apaixonar por ele! Para vocês terem uma ideia, o Queijo da Lúcia estava entre os premiados em 2017 no Mondial Du Fromage, em Tours, França. Ele ficou com a medalha de bronze. Antes disso, em 2016, esse queijo ficou em primeiro lugar no 9º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

O Queijo da Lúcia é produzido aqui na região do Campo das Vertentes, em Tiradentes. O leite que a produtora usa vem de seu próprio rebanho, que ela cuida com todo carinho. Cada uma de suas vaquinhas é como se fosse um filho. A sua produção é pequena porque é feita de forma totalmente artesanal.

Queijos Tipo Parmesão

Lá na Freguesia, pessoal, vocês vão encontrar também queijos tipo parmesão de excelente qualidade produzidos aqui em Minas. Um deles é o queijo Goa. Diretamente de Aiuruoca, aportam lá na Freguesia belíssimos exemplares de queijos tipo parmesão fresco, com 90 dias de cura e com 180 dias de cura.

Outro belíssimo exemplar de parmesão fresco que vocês encontrarão lá é o da Fazenda Capão Grande. Além dele, a fazenda entrega lá também um queijo Minas Artesanal delicioso produzido na Microrregião da Canastra.

Queijos exclusivos – Projeto Terra Límpida

Agora se vocês querem experimentar queijos que não vão encontrar em nenhum outro lugar de BH, vocês vão precisar conhecer os deliciosos queijos tipo Frassinella, tipo Bucaneve e tipo Robina. Esses são queijos italianos que estão sendo produzidos em Cássia dos Coqueiros, interior de São Paulo, em uma fazenda chamada Estância Delícia das Águas. O projeto que deu origem à fazenda chama-se Terra Límpida.

A família que toca o projeto é italiana da gema. Pensem vocês que em 2014 eles vieram aqui para o Brasil com a intenção de replicar um projeto que eles já tem na Toscana desde 1988! Pois é! A fazenda orgânica deles na Itália fica em San Gimignano, na Toscana. Ela se chama Poggio di Camporbiano. Lá eles tem também uma produção bacana que segue esse mesmo espírito que eles preconizam aqui: respeito pela natureza, produção orgânica e em equilíbrio com o meio ambiente.

Difíceis de serem encontrados

O que acho mais bacana desses queijos é que eles não são fáceis de encontrar nem mesmo em São Paulo. Esse projeto Terra Límpida é muito interessante, trabalha com uma produção agrícola e pecuária extremamente artesanal. Em suas culturas, eles não usam agrotóxicos e fazem o máximo para conservar os recursos naturais e a paisagem local. A produção deles é baseada da rotação de culturas, valorizando assim a policultura.

Todos os seus produtos são comercializados através de venda direta. O Denilson me disse, inclusive, que precisou de conversar muito com os donos da fazenda antes de fechar a parceria com eles. Ele precisou explicar muito detalhadamente, ao longo de seis meses, qual era a ideia da Freguesia para que eles conseguissem os queijos para cá.

A questão toda, pessoal, é que o Projeto Terra Límpida tem como objetivo direcionar os seus produtos para os habitantes da região. Eles privilegiam uma cadeia produtiva curta. Querem promover uma alimentação mais saudável e desenvolver uma economia mais local. Sendo assim, somos pessoas de muita sorte por termos esses queijinhos ali na Freguesia. Do contrário, nem mesmo chegaríamos a conhecê-los assim com tanta facilidade.

Charcutaria

A charcutaria disponível na Freguesia é proveniente de somente um produtor: o Empório Nhô. Eles são de São José do Rio Preto, em São Paulo, e por lá produzem não só charcutaria, mas também molhos e pimentas que podemos encontrar lá na Freguesia. Eu confesso que me surpreendi com alguns dos produtos deles.

A pancetta curada na goiaba antes de ser defumada, por exemplo, é fantástica. Outro produto que além de ter me chamado atenção, ganhou também meu coração foi o pastrami de língua. O sabor é delicioso e diferentemente do que muita gente espera, a sua textura é bem diferente do que se espera de uma língua bovina. Virei fã da iguaria!

Alguns dos produtos do Empório Nhô lá na Freguesia também são exclusivos. Exemplo disso é o também delicioso pastrami de ponta de peito Angus curada e defumada com vinagrete de mostarda ancienne. A Copa Lombo curada deles também vocês não vão encontrar em nenhum outro lugar em BH. Tanto o pastrami de língua quanto a pancetta defumada na goiaba são produtos exclusivos, que vocês encontrarão somente na Freguesia.

Além disso, eles ainda fornecem uma picanha defumada espetacular, e linguiças calabresa curada, Lucana Curada com anis estrelado e erva doce (produto exclusivo) e por fim a linguiça calabresa curada com crosta de pimenta preta, também exclusiva. É de dar água na boca, não acham?

Muitos queijinhos e charcutaria de qualidade para um happy hour a dois aqui em BH!

Cervejas Artesanais Exclusivas

Embora na Freguesia a gente encontre outras bebidas, como o vinho, a pegada forte deles hoje é com cervejas artesanais. As 11 torneiras de cerveja deles chamam atenção não só pela sua quantidade, mas também pelo fato de ali estarem alguns rótulos que vocês não vão encontrar em nenhum outro lugar. A Freguesia é o único lugar de BH que serve as cervejas artesanais Antuerpia “On Tap” nas torneiras.

Além disso, no mesmo modo de exclusividade, eles tem também a Antuerpia Premium Lager, a Antuerpia Vert Mont – New England IPA e a Antuerpia Nilita – Russian Imperial Stout. Além da Antuerpia, eles ainda tem a alemã Wieninger Imulsator, estilo Doppelbock que vocês só verão por lá.

Nesse happy hour a dois em BH tudo fica ainda melhor com cervejas exclusivas

E vocês estão achando que a coisa termina ai? De forma alguma! A Freguesia tem a sua própria cerveja, vocês acreditam? Trata-se de uma cerveja estilo American Wheat com um toque de limão capeta que é produzida pela Cervejaria Trinca.

Um dos meus lugares preferidos hoje para um happy hour a dois em BH

Após ler tudo isso que falei sobre a Freguesia, acredito que vocês conseguem entender o porquê esse tornou-se para mim um dos melhores lugares para um happy hour a dois em BH. Clima agradável, atendimento simpático, produtos de extrema qualidade são apenas os principais atributos que me fazem voltar à Freguesia muitas vezes. Fora isso, acredito que cada um de vocês ao chegarem lá encontrarão detalhes diferentes que farão vocês se apaixonarem pelo lugar.

 

Apareçam lá para uma boa cervejinha. Aproveitem o calor. Cheguem lá sem pressa. Escolham com calma as delícias que vão experimentar no dia. Curtam muito a companhia um do outro vendo a vida passar sentados ali naquela varanda, e depois me contem aqui o que acharam. Eu não tenho dúvidas: vocês vão se apaixonar!

Serviço

Endereço: Avenida Álvares Cabral 1195, Lourdes

Funcionamento: Nos meses de janeiro e fevereiro eles estão funcionando do terça a sexta das 15:00 às 00:00 e sábados das 12h às 00h.

Contato: 31- 3789 1195

Leiam aqui mais dicas de Lugares que eu Recomendo

About Nicole Delucca Linhares

Uma jornalista obcecada pelo lado bom da vida que está sempre em busca de experiências românticas para dividir com o mundo. Apaixonada por comidinhas, pores-do-sol, plantas, livros, cinema, viagens e teatro. É também professora de italiano, cozinheira para todas as horas, filosofa de boteco e, por fim, uma mistura doida de Minas, Itália e Piauí!

1 comment on “Happy hour a dois em BH: Conheçam A Freguesia Mercearia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *