Sobre o Lugares Românticos

O Lugares Românticos nasceu assim: era fim de tarde, eu, Nicole, estava com meu então marido a pouco menos de 1500 metros de altitude, descansando em uma Jacuzzi com vista para a Serra da Moeda. O ano era 2009 e o mês era fevereiro, pleno carnaval. Estávamos ali buscando um refúgio de silencio e tranquilidade, longe de toda a folia.

Jacuzzi da Estalagem do Mirante…

Eu, sonhadora, estava encantada com aquela paisagem. Aquela experiência de estar naquela pousada na companhia de alguém especial também enchia meu coração de alegria. Ali, eu pensei em todos os lugares românticos onde eu já havia estado com o meu companheiro. Naquela época, eu não conhecia o trabalho de ninguém que escrevesse especificamente dicas de lugares para se ir a dois. Foi assim que decidi que eu escreveria o Lugares Românticos.

Um hobbie adorável

Estalagem do Mirante

Por que não? A intenção não era me tornar uma blogueira profissional. Mesmo porque naquela época não se falava nisso com a força como se fala hoje. Eu queria mesmo era um espaço onde eu pudesse dar vazão a essa minha verve literária. Fora isso, eu queria que o blog fosse um guia de lugares românticos para as pessoas próximas a mim.

Então, assim que voltei do carnaval, criei o blog. Eu já tinha um usuário no blogger. Dois anos antes eu havia criado o Pensieri e Idee, hoje Blog da Nicole (ele também está crescendo!!). Foi só criar outro blog ali dentro e pronto! Naquele mesmo dia fiz a primeira postagem: Inspiração nas Montanhas, sobre a Estalagem do Mirante.

Dali pra frente, o Lugares Românticos foi caminhando a passos de tartaruga. Eu levava o projeto como um hobbie ao qual eu me dedicava somente nos momentos livres. Com isso, acontecia muito de o blog ficar desatualizado semanas a fio. Era difícil eu conseguir priorizar o projeto. Eu era dona de casa e trabalhando fora (eu sempre fui professora de italiano, inglês e português, além do jornalismo). Mas, mesmo aos trancos e barrancos, eu sempre estava ali, dando o ar da graça. Um dia era algum passeio novo, alguma viagem, algum restaurante gostoso… Eu sempre tentava deixar a brasa acesa, apesar da correria. Esses foram tempos felizes.

O pra sempre às vezes acaba…

Talvez seja meio antirromântico o que vou dizer, mas nós nunca pensamos que o “felizes para sempre” um dia poderá acabar. Entretanto, foi exatamente o que aconteceu comigo. Em 2011 meu casamento estremeceu. Em 2012 a crise veio com força total. Por fim, em 2013 meu ex-marido e eu decidimos que seria melhor que cada um seguisse o seu caminho. O processo de divórcio foi longo e difícil. Nossa separação só se efetivou mesmo no início de 2014. Vocês encontram todas essas etapas aqui no blog: postagens com pouco sentimento e as longas ausências. Nesta época pensei que o projeto iria ladeira abaixo.

Reinventando a Nicole e o Lugares Românticos

O Lugares Românticos poderia ter morrido ali, junto do meu casamento. Eu estava estremecida, precisava ser reinventada e caso fosse para sobreviver, o blog também passaria por esse processo.

Um belo dia, meu cunhado, fazendo uma pesquisa no Google para encontrar um restaurante romântico para levar minha irmã, chegou ao Lugares Românticos. Eu não havia falado com ele a respeito do blog e nem minha irmã. Ele achou uma postagem antiga, chamada Frio, Fondues, Caldos e Romance no Paladino.

Fiquei surpresa ao ver que na busca do Google, mesmo estando desatualizado, o Lugares Românticos estava na primeira página de algumas pesquisas. Foi ai que senti que talvez fosse a hora de cogitar crescer o projeto. Mas eu ainda não estava com condições para pensar neste assunto com o carinho que ele merecia. O blog continuou caminhando a passos lentos. Mas no final de 2015 o renascimento tanto da Nicole quanto do Blog começou a se fazer necessário. Mal sabia eu que a coisa seria somente uma questão de tempo e, acima de tudo, empenho.

Não há nada que o tempo não cure…

Os antigos dizem que não há nada que a água não lave e que o tempo não cure, não é verdade? Mas a gente precisa dar aquela forcinha, demonstrar interesse e suar a camisa. Em 2014, depois que a minha separação se concretizou, conheci outras pessoas. Ninguém com quem eu pensasse em ter algo sério e duradouro. Isso impactou diretamente no Lugares Românticos. Defini então que o blog não seria mais o espaço no qual a Nicole indica lugares aonde ela vai com o seu companheiro. Esse conceito seria revisto, pois não existia mais um companheiro.

No fim de 2015 contratei um designer para cuidar do projeto e me assumi como a proprietária do domínio www.lugaresromanticos.com.br. A falta de tempo e a dificuldade para pensar no novo modelo para o blog retardaram o processo. Ele acabou durando o ano de 2016 inteiro. Poderia ter sido mais rápido? Sim. Mas é que o processo de reinvenção do blog é muito mais simples do que a reinvenção da Nicole. Foi somente quando eu estive pronta que o blog conseguiu seguir o seu rumo. As feridas cicatrizaram. Meu ex-marido está feliz com seu novo amor. Eu finalmente me descobri feliz: primeiro, sozinha, depois cogitando a possibilidade de vir a estar oficialmente acompanhada por alguém outra vez.

Novo projeto

Hoje, o Lugares Românticos está de cara nova. Ele espelha exatamente essa nova Nicole que surgiu de toda a tempestade. O blog está mais ousado e aborda temas diferentes dentro do universo a dois. Traz uma pitadinha de irreverência e ironia, que são características minhas. Mas, ao mesmo tempo, traz a doçura e o cuidado que tenho tanto com as pessoas com quem me relaciono, quanto com as palavras e as imagens que publico. Como amo fotografia, tenho me esforçado para colocar no ar tudo aquilo que produzo.

O novo Lugares Românticos talvez esteja mais romântico do que antes. Isso porque para ser romântica, a coisa não precisa estar cheia de flores, corações e em tons de rosa. A vida é mais bonita colorida, o amor fica mais interessante com bom humor. O que é mesmo romantismo? Hoje eu o vejo como algo natural e fruto de personalidade e originalidade.

Versão 3.5 mais do que reinventada

Depois de um processo como o que passei, ou eu me tornaria uma mulher mais forte, ou eu passaria o resto da vida choramingando o passado. Hoje, estou me acostumando com a ideia de que pode ser legal estar ao lado de alguém. Mas só consigo pensar nisso entendendo que a relação será sob configurações diferentes daquilo que eu já vivenciei. Assim, resolvi assumir que o Lugares Românticos nunca mais terá o viés que teve no início. Antes, eu falava ostensivamente do meu companheiro e de nossas experiências juntos. Não! Não é isso o que o novo Lugares Românticos vai fazer.

De repente eu me lembrei de que antes de ser uma mulher apaixonada, antes de ser a esposa e companheira que fui, eu era uma mulher de personalidade forte, uma jornalista talentosa, e acima de tudo, uma escritora apaixonada pelas palavras.

Esse novo blog é o meu alter ego. Por mais que eu tenha um companheiro novamente, o objetivo do Lugares Românticos é apresentar de uma forma “Nicole de ser” onde está o romantismo dos lugares por onde passo. Poderei mostrar quem me acompanha nas postagens, mas isso é perfumaria. Este blog é uma criação minha e ele existe e sempre existirá quer eu esteja acompanhada ou não. Aprendi que posso visitar os Lugares Românticos com e sem companhia. Essa liberdade é o tempero que faltava para abrilhantar ainda mais a minha redação.

As novidades

E foi assim que idealizei o crescimento do projeto. Não era somente o domínio e a hospedagem do site. Não seria somente um cartãozinho de visita e a presença marcada em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. O conceito de lugares românticos precisava crescer.

Nasceram assim novas seções no blog. Antes existiam somente as resenhas dos lugares românticos por onde eu havia passado. Agora, na seção Agenda, o leitor vai encontrar dicas de programinhas culturais ou não para se fazer a dois. Filmes para se assistir tanto em casa quanto no cinema, shows, peças teatrais e tantas outras coisinhas assim!

Outra novidade que o Lugares Românticos traz, são as dicas de presentes. Na realidade a seção se chama Fofices e Presentes. Sabem por quê? Porque eu sempre esbarro em presentinhos lindinhos e criativos que podem virar surpresas para pessoas especiais. Mas eu nunca tinha pensado antes em indica-las. Pois é: agora se acabaram as dúvidas sobre como surpreender a cara-metade!

Ainda tem mais novidades!

Mas a coisa não para por ai: E quando o lugar romântico é a nossa casa? Como é que ficam os preparativos? Foi pensando nisso, e querendo aliar a minha paixão pela cozinha à temática do blog, que criei a seção Receitinhas. Toda semana vocês vão encontrar aqui novidades rápidas, fáceis e gostosas.

A seção Passeios e Viagens traz informações sobre minhas fugidas de BH ou minhas experiências turistando por aqui. Na seção Lugares que eu recomendo vocês encontrarão o que eu já fazia antes: resenhas dos lugares românticos que já fui. Já a seção Histórias Românticas atende um apelo meloso da minha personalidade. É que não me aguento e me derreto inteira frente a um final feliz. Normalmente os Lugares Românticos por onde já passei guardam em sua memória histórias românticas deliciosas de serem contadas! Então, nesta seção, resolvi escutar meu coração, e embalada por uma trilha sonora bem no estilão “good times”, resolvi dar de presente a vocês histórias românticas e finais felizes!

Na seção Dicas e Serviços vocês encontrarão minhas indicações de prestadores de serviço e estabelecimentos que de alguma forma podem ajudar vocês a elevarem às estrelas a experiência romântica que vocês quiserem vivenciar. Desde chefs em domicílio, até empresas que auxiliam na realização de um sonho de casamento. Todos aqueles que eu conhecer e confiar que poderão trazer a vocês um resultado bacana estarão aqui para vocês procurarem!

Cidadania

Por fim, a última seção que resolvi trazer para o blog foi a Cidadania. Esse é um tema que trato com muito cuidado porque não tenho a intenção de soar assistencialista. Responsabilidade social é uma questão sobre a qual se fala muito hoje em dia, mas comigo ela sempre foi uma constante. Desde os meus tempos de criança, quando eu e minha irmã éramos incentivadas a doar o que não usávamos mais a quem precisasse; até, já em idade adulta, ações que realizei em prol do bem estar do próximo. Voluntariado para mim é uma questão de pertencimento. É aquele sentimento que faz com que eu não consiga dormir de noite em casa sabendo que existe alguém ai fora precisando de uma ajuda que eu sou capaz de dar.

Parece que o tema é dissonante com o restante do blog, mas na realidade não é. Se eu afirmo que o novo Lugares Românticos é o meu alter ego, então não posso dissociar essa preocupação que faz parte de mim do restante do blog. A intenção dessa seção é manter vocês informados das ações realizadas por mim através do blog. Quero também provocar em vocês essa noção de pertencimento, tão necessária para o desenvolvimento do país e para a solução dos problemas sociais que vivenciamos no dia-a-dia.

Ao longo do ano serão feitas campanhas de arrecadação de donativos, “bazares do bem” ao lado de parcerias estratégicas que terão como objetivo suprir as necessidades financeiras e materiais de instituições sem fins lucrativos. Querem me ajudar nessa empreitada? Entre em contato aqui no blog para conversarmos!

Por fim obrigada por estarem aqui prestigiando esse filho que acaba de renascer junto de mim. Leiam, opinem e participem! A casa aqui é de vocês!

Com muito carinho,

Nicole.